Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão do Ifal reúne novos dirigentes para troca de informações sobre ações institucionais
conteúdo

Notícias

Gestão do Ifal reúne novos dirigentes para troca de informações sobre ações institucionais

publicado: 01/03/2019 09h00, última modificação: 07/03/2019 10h09

Entre os dias 25 e 27 de fevereiro, atuais e novos gestores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estiveram reunidos no Maceió Mar Hotel, em Maceió, com o objetivo de trocar informações sobre as ações realizadas pela instituição, no âmbito de sua missão, visão e valores. No local, o reitor a ser empossado, Carlos Guedes Lacerda, seus dirigentes indicados para compor a gestão da Reitoria, pelo quadriênio 2019-2023, além dos diretores-gerais eleitos, foram orientados sobre os procedimentos técnicos, legais e administrativos das pastas que assumirão, a partir de abril deste ano.

O tema do encontro foi  “Ifal: o que somos e as nossas interfaces” e com base na temática, os pró-reitores  de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Extensão, Desenvolvimento Institucional e Administração expuseram dados, projetos, ações realizadas, problemas e fatores de risco de suas respectivas pró-reitorias, além de apresentar as interfaces das áreas sistêmicas.

As unidades de assessoramento do Gabinete da Reitoria, como a Procuradoria Federal, o Departamento de Comunicação e Eventos, a Procuradoria Educacional Institucional, as Relações Internacionais, o Centro de Idiomas, a Corregedoria e a Diretoria de Gestão de Pessoas também fizeram exposições de suas atividades, apresentando o modus operandi do Ifal.

Na oportunidade, os atuais e novos dirigentes se conheceram e trocaram experiências profissionais e institucionais. Nesse momento, o reitor eleito e os diretores-gerais apresentaram a composição da Reitoria e dos campi.

Carlos Guedes comparou o momento a um avião em sobrevoo, numa referência aos desafios a serem encarados pela nova gestão. “É um momento de reflexão e de incertezas e, diante desse quadro, temos que nos adaptar a essa nova realidade, que é trabalhar mais, com menos”.

O atual reitor, Sérgio Teixeira, o complementou, afirmando que se trata de um momento, nunca antes experimentado no Ifal. “Tudo isso é fruto de um planejamento buscado lá atrás. Hoje, estamos todos juntos, na busca pela manutenção dos avanços conquistados”, ressaltou.

Para o reitor, o evento mostrou uma sensação de dever cumprido, “depois de quase nove anos de gestão, integramos os atuais gestores com os novos, na construção do planejamento das iniciativas/ações para o Ifal, com foco nos direcionamentos estratégicos”.

Planejamento

Na quarta-feira, 27, último dia do evento,, ocorreu a reunião para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifal (PDI 2019-2023), documento que elenca as ações a serem cumpridas durante os próximos cinco anos. Lá, o presidente da comissão geral de elaboração do plano, Álvaro José de Oliveira, fez as orientações sobre o encaminhamento do PDI e de seu cronograma. Também foi dada ênfase as orientações a respeito do uso do software Geplanes, ferramenta digital usada para preenchimento das ações planejadas, com a exposição do diretor de Planejamento Institucional, Jonas Melo.


registrado em: ,