Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão do Ifal conhece demandas de Satuba em nova edição do “Reitoria no Campus”
conteúdo

Notícias

Gestão do Ifal conhece demandas de Satuba em nova edição do “Reitoria no Campus”

Alunos e servidores apontaram dificuldades estruturais da unidade

por Jhonathan Pino publicado: 14/07/2022 12h06, última modificação: 14/07/2022 21h46
Exibir carrossel de imagens
  • "> Carlos Guedes se comprometeu em viabilizar estagiários para o Campus Satuba.JPG
  • "> Reitoria no Campus teve início no auditório de Satuba.JPG
  • "> Alunos lotaram o auditório para protestar contra racismo e solicitar passe livre para residentes no Campus Maceió.JPG
  • "> Reitor Carlos Guedes aponta os números do Ifal.JPG
  • "> Reitor Carlos Guedes e o diretor Valdemir Chaves em frente à sede administrativa do Campus Satuba.JPG
  • "> Representantes do Neabi e do grêmio estudantil apontaram as formas de acolhimento institucional.JPG
  • "> Valdomiro Chaves apresenta situação da oficina do Campus Satuba.JPG

A unidade de Satuba recebeu nesta quarta-feira (13) mais uma edição do “Reitoria no Campus”. Uma comitiva, formada pelo reitor Carlos Guedes e representantes das diretorias sistêmicas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram conhecer in loco as instalações e ouvir servidores e alunos sobre as demandas acadêmicas e administrativas.

No dia, a equipe conheceu a situação da oficina, do ginásio, de algumas salas administrativas e do grêmio estudantil, em visita guiada pelo diretor do Campus, Valdemir Chaves. O gestor aproveitou a oportunidade para sensibilizar a gestão para a contratação de novos estagiários em diversas áreas e apontou o impacto que restrições orçamentárias têm para a manutenção da unidade e prestação de serviços para a comunidade.Reitor Carlos Guedes e o diretor Valdemir Chaves em frente à sede administrativa do Campus Satuba.JPG

Muito do que apresentei aqui tem uma razão: a formação do nosso público. Estamos aqui por causa dele e todo dia temos um desafio. Como é que a gente faz para lidar com eles, diante da falta de recursos? Só existe uma resposta: a força de vontade do nosso servidor. As gestões são transitórias, mas o compromisso com as instituições, isso é perene. Todos nós estamos comprometidos com a mesma missão, visão e valores do Ifal”, pontuou o gestor.

Os alunos compareceram em peso ao encontro, para pontuar sobre a necessidade do passe livre para os residentes no município de Maceió. Eles também fizeram uma demonstração de repúdio ao racismo. Os estudantes lotaram o auditório do campus para a realização de um ato e foram representados pelo Grêmio Estudantil, em repúdio aos atos de injúria racial, junto com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).Representantes do Neabi e do grêmio estudantil apontaram as formas de acolhimento institucional.JPG

As diversas falas reforçaram que a comunidade acadêmica de Satuba conta com representantes de classe, do grêmio e dos departamentos da instituição, que estão à disposição para o acolhimento de possíveis vítimas de racismo. Em apoio ao ato, o diretor do campus lembrou que o Neabi é o espaço pensado para a discussão do tema, de forma contínua.

A instituição tem que ter um ambiente acolhedor e nesse processo de transformação que assumimos perante a sociedade, temos várias frentes, como o debate sobre as políticas antirracistas, que vão contribuir para promover a construção de uma educação que promova a conscientização da comunidade”, pontuou Valdemir.Reitor Carlos Guedes aponta os números do Ifal.JPG

Após ouvir as reivindicações, o reitor apontou os avanços realizados nos campi e nas atividades administrativas. Lembrou que a gestão já atua na viabilização do passe livre, após reunião com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), realizada no início de julho.

Essa solução é fundamental, nós temos que ajudar os estudantes a fazer com que cheguem ao destino e possam realizar a transformação em suas vidas. Hoje, o Ifal é a única instituição federal do país que reserva ao menos 70% das vagas para estudantes provenientes de escolas públicas, muitos deles estão em situação de vulnerabilidade social. A gente sabe o que é o esforço para que muitos deles possam pagar esse transporte, por isso, ao facilitar o acesso à educação, poderemos ajudá-los a mudar essa realidade”, disse o reitor.

Valdomiro Chaves apresenta situação da oficina do Campus Satuba.JPGO diretor do Campus pontuou que o “Reitoria no Campus” é fundamental para se estabelecer um diálogo direto, transparente e participativo com os campi.

Nós valorizamos essa ação e foi muito importante, além de todo o processo de discussão, percorrer parte do campus acompanhado pela equipe da reitora visualizando demandas prioritárias. O campus Satuba está sempre de portas abertas para receber esta ação e disposto para construir conjuntamente as soluções para o enfrentamento dos diversos desafios atuais e vindouro”, falou Valdemir.