Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geração de ideias: Fapeal apresenta Programa Centelha ao Ifal

Geração de ideias: Fapeal apresenta Programa Centelha ao Ifal

Comunidade acadêmica é convidada a propor empreendimentos inovadores em Alagoas

por Elaine Rodrigues publicado: 16/10/2019 16h44, última modificação: 17/10/2019 17h02

A partir desta quinta-feira, 17, estão abertas as inscrições para o Programa Centelha, uma ação que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura do empreendedorismo em todo o país.

O programa foi apresentado nessa terça-feira, 16, ao reitor Carlos Guedes, aos pró-reitores de Extensão, Abel Coelho, e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, a outros integrantes da equipe de Gestão e pesquisadores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) por integrantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A equipe ficou animada com o investimento feito em ciência, tecnologia e inovação e com a possibilidade de mostrar e incentivar os projetos desenvolvidos na instituição.

Programa Centelha é apresentado ao IfalDe acordo com o diretor executivo de Ciência e Tecnologia, João Vicente Lima, a assessora científica de Projetos Especiais e Inovação, Juliana Basílio, e a equipe, o Programa Centelha vai ser lançado em Alagoas nesta quinta-feira, 17, no Palácio República dos Palmares.

“Quem pode participar: qualquer pessoa, qualquer estudante, desde o ensino médio até a pós-graduação, pessoas físicas de um modo geral ou empresas muito novas, com no máximo 12 meses de existência, desde o dia 17 de outubro de 2018 até agora, que estejam enquadradas no faturamento anual bruto de até R$ 4,8 milhões”, explicou Juliana Basílio.

Como funciona

Programa Centelha é apresentado ao IfalNa primeira fase do Programa Centelha, os interessados deverão apresentar suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. O objetivo é verificar se a ideia é inovadora e traz benefícios para a região e o seu potencial de mercado. Passam para a segunda fase até 200 propostas, e os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar as chances da ideia gerar um bom negócio.

A terceira fase – pela qual passam até 100 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor a aprimorar sua ideia e desenvolver seu negócio.

Ao final, até 28 projetos serão contemplados, cada um com R$ 57.143,00 (cinquenta e sete mil, cento e quarenta e três reais) em subvenção econômica, além de outros benefícios oferecidos por parceiros do programa. Em Arapiraca, mais 12 projetos vão ser contemplados em um edital em paralelo, com as mesmas capacitações e o mesmo apoio do Centelha. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Programa Centelha contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria em Alagoas. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.programacentelha.com.br, onde é possível obter mais informações sobre o programa e o edital detalhado.

Com informações da assessoria da Fapeal

registrado em: