Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formatura: Ifal Arapiraca certifica três novas turmas

Formatura: Ifal Arapiraca certifica três novas turmas

Professores ressaltaram o papel dos docentes e da instituição em formar novos profissionais

por Elaine Rodrigues publicado: 08/03/2018 13h10, última modificação: 13/03/2018 10h33

A noite dessa quarta-feira, dia 7, foi de festa para cerca de 70 alunos do Ifal Arapiraca que concluíram os cursos do ensino médio integrado em Informática e Eletroeletrônica e o curso técnico concomitante com o ensino médio em Segurança do Trabalho, pelo Pronatec. Os certificados foram entregues em uma solenidade emocionante, que aconteceu no auditório do campus.

O sexto andar do prédio ficou lotado. Amigos, familiares, professores e demais servidores da instituição acompanharam o evento. Na mesa, estavam o diretor-geral, Fábio Ribeiro, o chefe do Departamento Acadêmico, Vagner Ramalho, o coordenador do curso de Eletroeletrônica, José Arnóbio de Araújo Júnior, a coordenadora do curso de Informática, Cledja Rolim, a coordenadora de Formação Geral, Waléria Ferreira, a coordenadora-geral do Pronatec, Rosângela Cerqueira, e a coordenadora-adjunta do Pronatec em Arapiraca, Adriana Ferreira. A cerimônia foi conduzida pelo professor Jean Barbosa.

“É o fechamento de mais um capítulo da nossa história. Se estamos aqui hoje é porque, com certeza, recebemos o apoio de muitos que estão ao nosso redor”, agradeceu o orador da turma de Eletro, Luan Gonçalves.

As turmas elegeram como padrinhos os professores Matheus Torquato, Ane Christiane e Augusto César de Oliveira. Também foram homenageados os professores Cledja Rolim e Ari Barreto. “O orgulho que tenho de estar aqui é porque considero o trabalho do professor algo relevante e significativo para mudar o mundo e as pessoas”, ressaltou o professor Augusto César.

E esse sentimento de orgulho, que envolveu também os demais docentes e servidores da instituição, foi ainda maior para o professor José Arnóbio. É que ele entregou um dos certificados ao filho, Rodrigo Araújo, que se formou em Informática. “Parabéns para toda a turma. O que vocês forem escolher agora, a profissão que seguir, o importante é que vocês sejam felizes nela”, orientou o professor.

A oradora de Informática, Mariana Bernardino, também deixou uma mensagem de força para as próximas etapas. “Achamos que esse dia demoraria a chegar, mas aqui estamos. Será impossível esquecer o tempo que passamos aqui. Peço que conservem a determinação e a garra de todos vocês”.

Os concluintes receberam o certificado do ensino médio, além da certificação dos cursos técnicos. “O papel do Ifal é preparar vocês para o mundo do trabalho e para as oportunidades”, afirmou Rosângela Cerqueira, coordenadora do Pronatec. Ela ainda ressaltou que foi dado um grande passo na vida profissional dos novos técnicos presentes. A aluna oradora do curso de Segurança do Trabalho, Daiane Castro, lembrou que esse primeiro passo foi dado ainda em outubro de 2013. “Passamos por dias difíceis, mas que se resumem em uma coisa, somos vitoriosos! Vou proteger pessoas que eu nem sei quem são, mas eu sei que só fazemos bem o que amamos”, reforçou.

O chefe do Departamento Acadêmico do Ifal, Vagner Ramalho, reiterou o papel da instituição. “O nosso compromisso é proporcionar a melhor educação possível e o índice que mede essa qualidade está no último Enem”, afirmou o professor, lembrando do grande número de alunos do Ifal que foram aprovados em instituições de ensino superior.

Outro caminho para os concluintes que agora possuem o curso técnico é o mercado de trabalho. “A partir de agora, por terem concluído o curso técnico, vocês terão melhores condições de inserção no mercado de trabalho. Nesse mundo globalizado, o diploma é essencial. Porém, não se contentem com o diploma adquirido no Ifal”, finalizou o diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro. Ele ressaltou que é sempre preciso buscar novos conhecimentos e lembrou que o juramento feito na solenidade de certificação declarou o compromisso de todos os novos técnicos em servir a sociedade.

Formatura1 (2).jpg

registrado em: ,