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Formação e bem-estar dos servidores são destaques da Gestão de Pessoas do Ifal
O último ano contou com capacitação remota e estruturação de equipe de Segurança de Trabalho
A diretora de Gestão de Pessoas (DGP), Adriana Nogueira, comemora os avanços do primeiro ano de gestão, completados em junho passado. Nesse período, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) concentrou esforços para o fortalecimento do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e pôde colocar toda a equipe de profissionais da saúde à disposição da comunidade, durante a pandemia.
Com o início da paralisação de atividades presenciais, ocasionados pela Covid-19, psicólogos, médicos, enfermeiros, nutricionistas se prontificaram para o atendimento dos servidores, via remota. A meta de todos eles foi evitar enfermidades que fossem ocasionadas por toda a situação.
“As mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus têm ocasionado muitas dúvidas, ansiedade e estresse”, comentou Virgínia Canuto, médica do Siass, que neste mês de julho fez uma carta com orientações para que os servidores saibam lidar com o momento atual. Além dela, vários de seus colegas do vêm publicando vídeos informativos sobre saúde mental e problemas do sono, por exemplo.
“A equipe do Siass Ifal está realizando atendimento remoto aos servidores que necessitem de orientações sobre covid, estando infectados ou em contato próximo com alguém doente, como também servidores com outras queixas relacionadas a saúde, que necessitem de orientações, tudo em sigilo, através do email siass@ifal.edu.br”, informa a Virgínia.
Também estão sendo realizados treinamentos online sobre os cuidados preventivos para a realização de atividades presenciais, durante o período de pandemia do coronavírus.
Campanhas de sensibilização
Mas os cuidados não se restringem aos períodos de pandemia, os profissionais continuam a promover campanhas de sensibilização, ao longo do ano, como o Dia Mundial do Diabetes, Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Natal solidário e o Julho Amarelo, que promoveu uma palestra sobre as hepatites virais, no último 22 de julho.
Com a formação do Grupo Mais Saúde, também se buscou estimular a aquisição de hábitos saudáveis, com avaliações individuais das áreas de nutrição, psicologia e de enfermagem.
Outras medidas vêm sendo tomadas pela Vigilância e Segurança do Trabalho, que após ter sua equipe formada ao longo do último ano, agora realiza atividades de planejamento, visando promover a qualidade de vida dos servidores.
Adriana Nogueira lembra que no momento está sendo planejado a realização de exames periódicos dos trabalhadores. “Já teve início a elaboração de procedimentos internos e de concessão de adicionais ocupacionais”, reforça.
Capacitação dos servidores
O período de suspensão das atividades presenciais também teve impacto sobre o processo de formação dos servidores, com a alteração do cronograma dos cursos de capacitação, no entanto, as oportunidades continuaram a ser ofertadas em meio online.
No âmbito dos gestores, foram realizados a Formação de Líderes (SKE) e Planejamento Estratégico e outras capacitações estão sendo realizadas a partir de parcerias com empresas especializadas na formação de profissionais, em áreas como Retenções tributárias, procedimentos e contabilização na administração pública.
A oferta de cursos ocorre em paralelo com a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Ifal e a Formação Inicial de Novas/os Servidoras/es.
Aprimoramento normativo
Por outro lado, os instrumentos normativos na área de gestão de pessoas foram aprimorados, como o Manual de Gestão de Pessoas; a atualização da Portaria de Remoção Interna; da Regulamentação da contratação de Professor Substituto e Lotação por tempo determinado, além da Resolução Nº 28/2019, de Licença Capacitação e das resoluções Nº 39 e 40, de afastamento para Pós-Graduação, elaborados em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI).
Adriana lembra que outras ações buscaram melhorar o fluxo das atividades entre as coordenações da área, como a revisão de fluxos e processos; a triagem de processos por complexidade; a sistematização de reuniões com o departamento e coordenações, além da promoção de encontros com as CGPs.
“O propósito da Gestão de Pessoas tem sido a otimização de fluxos e processos, aliado a busca do objetivo estratégico e institucional da implantação da qualidade de vida no trabalho, por meio do desenvolvimento de pessoas, com ações de formação, e com isso conseguir a melhoria das condições laborais de nossos servidores”, comenta a gestora.