Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formação de Coordenadores de Cursos da Educação Básica do Ifal tem início nesta quinta (19)

O evento organizado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) ocorre nos dias 19 e 20 de setembro, às 8h30
publicado: 19/09/2024 15h26, última modificação: 19/09/2024 15h42

Iniciou, nesta quinta-feira (19), a 1º Formação em Serviço de Coordenadores dos Cursos da Educação Básica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O evento organizado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, das 8h30 às 16h30, no auditório do campus Maceió e reúne coordenadores da educação básica, dirigentes de ensino, coordenadores pedagógicas, da formação geral e de registro acadêmico.

A manhã do primeiro dia do evento contou com a mesa de abertura composta pelo reitor do Ifal, Carlos Guedes; a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; a diretora de Articulação de Ensino da Proen, Patrícia Borsato; o chefe do Departamento de Educação Básica (DEB), Israel Crescêncio; a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Fátima Amorim; e  o diretor-geral do campus Maceió, Gilvado Oliveira. A mesa também contou com o convidado Aléssio Trindade, professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), ex-secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) e também da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB).

Durante o momento da abertura, os convidados da mesa falaram sobre os desafios para os coordenadores dos cursos da educação básica. Israel Crescêncio, chefe do departamento, falou sobre a relevância do encontro para trabalhar no sentido de melhoria.

‘’É o primeiro evento que unimos a coordenação para promover a qualidade da educação do Ifal, que é importante já que os cursos técnicos são o carro-chefe da instituição. Tem que fortalecer sempre a educação básica, para que tenha uma boa graduação, boa pós-graduação, pesquisa e extensão’’, afirmou o reitor Carlos Guedes.

formacao_coord_edbasica (4).jpgO evento teve continuidade com a palestra online ministrada pela pró-reitora de ensino do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Alessandra Paulon, com o tema ‘’O novíssimo novo ensino médio e seus impactos nos cursos técnicos integrados’’. O momento foi mediado por Cledilma Costa, pró-reitora de Ensino do Ifal.

Às 10h30, foi realizada a dinâmica reflexiva com o tema ‘’Desafios de um coordenador de curso no Ifal’’, realizando um debate em grupos de trabalho para discutir e apontar os três maiores desafios.

sob a supervisão de Adriana Thiara Oliveira