Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força-tarefa da DGP garante posse antecipada de 120 técnicos e docentes

Força-tarefa da DGP garante posse antecipada de 120 técnicos e docentes

publicado: 16/11/2017 12h24, última modificação: 16/11/2017 17h40

Nesta sexta-feira, 17, quase 50 candidatos nomeados tomarão posse no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A solenidade é a segunda de três cerimônias que acontecerão ao longo do mês, promovendo a admissão de cerca de 120 servidores, entre técnicos e docentes. O grande número de empossados é fruto do empenho de uma equipe especializada na admissão e contrato, formada por servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), para agilizar os processos e reduzir os prazos para os procedimentos burocráticos em tempo recorde.

Wagner Fonseca, diretor da DGP, falou que se trata de uma força-tarefa, criada como forma de antecipar possíveis impedimentos do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG), já que o calendário anterior, estabelecido pela própria DGP, estabelecia que as posses seriam realizadas até o primeiro semestre de 2018.

“Desde o ano passado nós estamos com dois editais, 59/2016 e 60/2016. Ambos voltados para TAEs, eles contam com 184 vagas. Para completar, temos outros editais para docentes. Então a gente iniciou o ano com uma perspectiva de mais de 300 nomeações para serem realizadas durante o decorrer de 2017 e 2018. A estratégia foi dividi-los em três ciclos de mais ou menos 60 nomeações, sendo o terceiro deles terminando apenas em meados de 2018.”

Com o segundo ciclo ainda em andamento, percebeu-se que as decisões de Brasília poderiam contrariar o calendário da DGP, por isso foi pensada em uma força-tarefa que pudesse realizar as nomeações antes mesmo do final deste ano.

“Como todo mundo sabe, começavam a surgir situações vindas do Ministério de Planejamento, algumas ameaças de corte de vagas, de restrições de concursos. Por conta da perspectiva de suspensão das nomeações, por parte do Governo, decidimos não ficar parados, então pensamos, junto com o CCAP [Coordenadoria de Contrato e Admissão de Pessoal] e o reitor, em mudar a estratégia de nomeação. A ideia que surgiu foi montar uma força-tarefa, uma coisa que também é pioneira não só aqui como entre os institutos federais”, detalhou Wagner.

A próxima posse de servidores será realizada no dia 23 de novembro, mas a força-tarefa continuará a existir até que as vagas dos candidatos que não compareceram às nomeações sejam preenchidas. “O Ifal inovou, porque se antecipa a crise, se antecipa as possíveis dificuldades que podem vir, ou não, da parte do Governo, pensou também na vida dos candidatos, que são pessoas que trabalharam muito para conseguir isso e estão na expectativa de conseguir seus empregos, da sua entrada no órgão público e o Ifal também pensa no lado humano”.

registrado em: