Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Flimar: mesa-redonda com servidores-escritores do Ifal atrai público à praça central de Marechal Deodoro

publicado: 24/11/2017 21h53, última modificação: 27/11/2017 07h03
Exibir carrossel de imagens Servidores do Ifal que produzem livros e textos literários durante a Flimar

Servidores do Ifal que produzem livros e textos literários durante a Flimar

A produção literária do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi representada na tarde desta sexta-feira (24) durante uma mesa-redonda integrante da programação da 8ª Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar). Sob o tema “Papo de Escritor – a Literatura Contemporânea em Alagoas”, o evento teve como participantes do instituto os escritores Ari Denisson, Bruno Ribeiro, Cosme Rogério, Richard Plácido, Roberta Rocha, Tázio Zambi e Elaine Rapôso, todos servidores da instituição e que apresentaram, para um público composto por estudantes, professores e literatos, as experiências pessoais na produção de livros e de textos com variados estilos da literatura.

Segundo a professora Elaine Rapôso, do Campus Marechal Deodoro e organizadora da mesa-redonda, a proposta surgiu como tentativa de continuar o trabalho desenvolvido em sala de aula que visa aproximar os estudantes da literatura alagoana contemporânea. “Não é preciso sair do Ifal para se ter a noção de tanta coisa boa produzida pela literatura alagoana”, declarou a docente durante a abertura.

Ao se apresentar, o professor do Campus Maceió Ari Denisson se identificou como vencedor do Prêmio Lego, promovido pela Editora da Universidade Federal de Alagoas e declamou alguns poemas do livro Contos Periféricos de autoria dele. Bruno Ribeiro, professor do Campus Marechal Deodoro também apresentou o livro Das Horas, produzido pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos e contou suas experiências na produção de literatura. Tázio Zambi também foi vencedor do Prêmio Lego, da Ufal. Capixaba, Zambi fez alusão a outro capixaba famoso no país que é o cantor Roberto Carlos e declamou poemas que levam frases do rei da MPB.

O professor do Campus Batalha Cosme Rogério lembrou a infância em Palmeira dos Índios quando ouvia declamação da avó. O escritor disse que a inspiração para poesia começou na então Escola Técnica Federal de Alagoas ao participar de um concurso literário quando foi aluno. Ele citou que as torres de antenas instaladas no alto do morro da cidade natal inspiraram o título do livro de sua autoria Radiações de Fundo Cósmico”. Cosme também é um estudioso do escritor Graciliano Ramos e desenvolve pesquisa sobre  os indígenas da região.

Richard Plácido, servidor técnico administrativo do Campus Satuba é autor do livro entre ratos & outras máquinas orgânicas que foi inspirado no temor que possui de ratos. O autor participa do movimento Ofelia (Oficina de Experimentação Literária) criado no Rio de Janeiro e que se expandiu também para Alagoas.

A jornalista Roberta Rocha, servidora da Reitoria do Ifal contou suas experiências em participar de concursos culturais, nos quais foi premiada com viagens internacionais, automóvel e outras formas de remuneração, fato que atraiu a curiosidade da plateia presente.  “Durante dois anos e meio da minha vida me sustentei de concursos culturais. Foram muitos prêmios, dois cruzeiros marítimos, duas viagens para a Copa do Mundo na África do Sul, Olimpíadas em Londres. Todos os textos eram baseados na minha experiência pessoal”, explicou.

Roberta citou ainda o projeto Chá Vip (Contando Histórias Aleatórias em Vias Públicas) realizado aos domingos na rua fechada da Ponta Verde pelo qual recolhe uma história de pessoas que querem compartilhar suas vivências. A jornalista também coordena o grupo Leia Mulheres Maceió que promove a discussão das obras de autoria feminina. “A estabilidade que o  Ifal me deu, deu condições de exercitar mais a literatura”.

A mesa-redonda gerou um debate entre o público e os participantes.

Leia Mulheres-Marechal

O evento em sequência e que teve representação do Ifal foi o Leia Mulheres Marechal Deodoro coordenado pela professora Elaine Rapôso e que reuniu um grupo de estudantes para debater os poemas da escritora alagoana Arriete Viela que também marcou presença no encontro e contou experiências sobre a sua produção literária no estado.

registrado em: ,