Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Febrace inicia inscrições para reconhecimento de ideias de jovens cientistas

Febrace inicia inscrições para reconhecimento de ideias de jovens cientistas

publicado: 21/08/2019 15h13, última modificação: 21/08/2019 15h39

Divulgação

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, abre inscrições para a 18a edição da mostra de projetos, maior evento do gênero no país. Os projetos podem ser submetidos até o dia 30 de outubro de 2019, pela página do evento, utilizando o sistema de submissão eletrônica.

O principal objetivo da Febrace é despertar o interesse pelas disciplinas científicas e de engenharia em jovens que ainda não chegaram à universidade, por meio do desenvolvimento de projetos de ciências investigativos, realizados pelos próprios jovens.

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes têm que ter no máximo 20 anos. Podem realizar projetos individuais, ou em grupos de até 3 pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Nessa primeira etapa de seleção, aproximadamente 150 professores da USP e de universidades parceiras avaliam os projetos e escolhem cerca de 300 finalistas para participarem da mostra, em março de 2020, na Universidade de São Paulo. Os critérios utilizados são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa e clareza de apresentação na documentação do projeto.

Durante a mostra, os estudantes são avaliados por um corpo de mais de 300 professores mestres e doutores, que identificam os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria, estes são contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecem prêmios, como: estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais.

O grande destaque fica para o prêmio da Society for Science, que oferece credencial para os estudantes de 9 projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), que em 2020 acontecerá no mês de maio, em Anaheim, Califórnia, nos Estados Unidos.

A Febrace envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas. Na última edição, em março de 2019, a Febrace envolveu diretamente mais de 72.000 estudantes de 25 estados do Brasil, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 116 feiras afiliadas. Foram selecionados para a mostra 332 projetos, apresentados por 751 estudantes finalistas acompanhados por 477 professores orientadores/coorientadores.

registrado em: , ,