Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifap tem projeto selecionado para IV Mostra Tecnológica do Connepi 2016

Ifap tem projeto selecionado para IV Mostra Tecnológica do Connepi 2016

publicado: 05/12/2016 11h48, última modificação: 05/12/2016 11h49
Exibir carrossel de imagens Integrantes do projeto Casa Sustentável

Integrantes do projeto Casa Sustentável

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá

Ambientes sustentáveis são construídos com o objetivo de preservar o meio ambiente e fornecer qualidade de vida aos moradores. Foi com esse tema que o projeto “Casas Sustentáveis: Geração de Energia Alternativa, Tratamento e Utilização de Água, Coleta Seletiva de Lixo, Agricultura Familiar e Tratamento de Esgoto” do professor de sociologia do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Pedro Aquino, foi selecionado para apresentar sua pesquisa na IV Mostra Tecnológica, que será realizada durante a XI edição do Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi 2016). Neste ano, o evento acontecerá de 6 a 9 de dezembro e será promovido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que contará com a presença de 19 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O objetivo da Mostra Tecnológica é oportunizar um espaço para exposição e apresentação de propostas (produtos, protótipos, processos ou serviços) de caráter tecnológico inovador, preferencialmente com a possibilidade de manuseio, construção, montagem, experimentação ou exercício de atividade, elaborados por estudantes e/ou servidores da Rede Federal.

Casas Sustentáveis –O projeto de extensão é desenvolvido pelo professor Pedro Aquino e conta com 43 colaboradores, entre professores dos campi Macapá e Porto Grande e estudantes dos cursos Construção de Edifícios (Superior) e Redes de Computadores (Integrado) da instituição. O objetivo é desenvolver moradias autossustentáveis para as populações ribeirinhas e de áreas de ressaca, com tratamento do esgoto sanitário, tratamento e coleta seletiva de lixo, tratamento de água para consumo humano e produção de energia elétrica eólica.

O ambiente sustentável terá, no total, 34 moradias para famílias sem-terra, ocupantes de Áreas de Preservação Permanente (APP), localizado às proximidades do campus Macapá do Ifap, conhecido como Morada das Palmeiras. “A proposta é criar casas que utilizem de modo consciente os recursos naturais e os devolvam ao meio ambiente da mesma forma que foram captados”, enfatizou Aquino. Além das casas serem construídas de materiais alternativos, como, containers de carga vencida de aço tratados e tijolos ecológicos, os ambientes são pensados com outras soluções sustentáveis.

Esgoto sanitário tratado: foi desenvolvida uma fossa séptica biodigestora anaeróbia, que trata os dejetos humanos e produz para a natureza gás e adubo, sem que ocorra a contaminação do meio ambiente. O adubo pode ser usado como fertilizante ou ser descartado em outro local sem que tenha risco de contaminação para a natureza. “Para o esgoto, usamos tambores de 200 litros fechados, onde colocamos, uma vez por mês, 10 litros de esterco verde de gado dissolvidos em água. Assim, as bactérias do intestino do gado farão a dissolução de todos os dejetos humanos, transformando-os em gás metano e adubo”, disse Aquino.

Microestação de tratamento de água: com baldes de manteiga de 15 litros, seixo e areia fina lavados, caco de argila, carvão ativado, vela cerâmica e cloro granulado 60%, a microestação consegue tratar a água, elevando o seu pH para 8 e 9, tornando-a, desse modo, alcalina. De acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pH ideal para consumo de água está entre 6,5 a 9,5.

Geração de energia: para produzir energia totalmente limpa e renovável, através de um gerador eólico de pequeno porte, o docente reutiliza motor de bicicleta, pás de tubo em PVC e placas de energia solar. “É um sistema híbrido que durante o dia captará energia do sol e do vento e, durante a noite, apenas do vento”, descreveu.