Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição marca Dia do Ilustrador com trabalhos criados por turma de curso de extensão

Pequena sala escondida foi transformada em espaço atrativo para visualização dos desenhos.

publicado: 10/09/2019 19h03, última modificação: 13/09/2019 16h32

A criatividade e o aprendizado dos alunos do Curso de Ilustrador, ofertado como ação de extensão no Ifal Penedo, resultaram em uma exposição ocorrida nesta segunda (9) e terça-feira (10), em comemoração ao 9 de setembro, dia do profissional que trabalha com ilustrações. Uma pequena sala escondida nas dependências da cantina do campus foi transformada em espaço atrativo para visualização dos desenhos feitos pela turma. A iluminação de LED deu um tom especial aos trabalhos expostos e movimentou o local durante os dois dias do evento.

O curso de extensão, cujas atividades vêm acontecendo desde maio, tem como instrutores os estudantes Marília Silva e Samuel Alves. As aulas focam no desenvolvimento de habilidades para a criação de cartoons e lettering. Para quem não conhece, cartoons são desenhos humorísticos e caricatos que contêm alguma espécie de crítica. Já o lettering se refere à criação de letras desenhadas à mão para aplicar a um objeto ou superfície.

Evento mostrou o resultado das habilidades da turma para a criação de cartoons e lettering. Para a exposição, a proposta foi a de que os alunos do curso fizessem uma releitura de personagens de desenhos animados ou histórias em quadrinhos já existentes e, em seguida, apresentassem uma nova arte. “Inicialmente, fizemos em sala de aula uma dinâmica para incentivar o lado criativo da turma, mostrando o quanto a arte pode ser reinterpretada e, no final, adquirir traços próprios da pessoa que transfere para o papel essa reinterpretação”, explicou o instrutor Samuel Alves, que é aluno do 4º ano do curso técnico em Açúcar e Álcool integrado ao ensino médio.

Para a prática do lettering, dominada pela instrutora Marília Silva, a proposta foi desenhar falas dos personagens escolhidos para os trabalhos expostos, frases de outros autores ou criadas pelos próprios alunos. “Todos os cartoons e letterings foram avaliados por servidores do Ifal com alguma afinidade na área de desenho e artes de modo geral”, informou Marília, que é aluna do 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado e já atua profissionalmente desenhando letras à mão para artes em paredes e para criação de produtos (quadros, canecas, camisetas).

Maria Helena Silva, uma das alunas expositoras.Uma das alunas expositoras foi a adolescente Maria Helena Silva, de 15 anos, que apresentou uma releitura da personagem Bela, de A Bela e a Fera, e do Zangado, da Branca de Neve e os Sete Anões. “Para Bela, metade de sua face ganhou traços de uma caveira mexicana. Já para o Zangado, o desafio foi oferecer o resultado da reinterpretação de um personagem feliz”, relatou a aluna, que se interessou pelo Curso de Ilustrador para aprimorar suas habilidades com desenho. “Gosto de desenhar desde pequena e sempre tive vontade de aprender mais para desenvolver a técnica. Nesse sentido, o curso está sendo uma ótima oportunidade”, disse a jovem.

O curso de extensão é uma iniciativa dos estudantes que ministram as aulas, mas as atividades acontecem sob a orientação do professor de Artes do Ifal Penedo, Almir Tavares, que na exposição foi um dos avaliadores dos trabalhos, ao lado de Bruna Machado Dória, professora de Desenho Técnico, e Lucas Suassuna, docente da área de Geografia, que também faz pintura em tela. Com cerca de 15 alunos frequentando as aulas, três vezes por semana no turno da noite, o curso seguirá até novembro. A carga horária total é de 255 horas e, ao final, os participantes receberão certificado.

registrado em: