Notícias
Exposição de Química movimenta Campus Marechal Deodoro
Lançamento de foguete reuniu estudantes de vários cursos no pátio da instituição
Com colaboração de Murillo Sancho
Rolou muita química entre os estudantes do Ifal - Campus Marechal Deodoro, nesta quarta-feira (19). Coordenados pelo professor Luiz Carlos Ferreira, os alunos prepararam uma exposição sobre ligações químicas, ácidos e bases, apresentando experiências que chamaram a atenção da comunidade acadêmica. O destaque foi o lançamento de um foguete construído com garrafa pet e "combustível" à base de vinagre e bicarbonato de sódio.
Quem conferiu a exposição pôde ver também o "sopro mágico", mistura que funciona como indicador ácido-base e muda de cor quando assoprada, mistura de ácidos e bases e também como os átomos reagem entre si nas chamadas ligações químicas.
Para o estudante Maycon Araújo da Silva, que está no primeiro ano do curso de Meio Ambiente, a exposição permitiu mostrar na prática a importância da química. "A gente estuda a matéria na aula e aqui colocamos em prática o que realmente aprendemos", disse o aluno.
A exposição usou a metodologia “sala de aula invertida”, que propõe aulas não tradicionais, nas quais o professor entra como orientador, auxiliador e intermediador da pesquisa. “Hoje, os estudantes mostraram uma verdadeira aula de química, conseguiram aplicar no dia-dia o que lêem nos livros. Estão de parabéns”, afirmou o professor Luiz Carlos Ferreira.
Lançamento de foguete foi destaque da exposição. Fotos: Murillo Sancho