Geral
Experiência do queijo coalho com novos sabores é destaque novamente no Caiite
Felipe Soares dá informações sobre produção de queijo coalho com novos sabores
A experiência dos alunos do curso tecnológico de Laticínios, do Câmpus Satuba em produzir o queijo coalho com novos sabores esteve de volta, nesta sexta-feira (19), ao Caiite (Congresso Acadêmico Integrado de Tecnologia e Inovação) – terceira edição que ocorre até este sábado (20), no Centro de Convenções de Maceió. O sucesso do ano passado foi a fabricação do queijo coalho defumado e neste ano o produto foi apresentado com limão, no estande do Núcleo de Inovação e Tecnologia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Porém, novos ingredientes a partir outras frutas cítricas, como laranja e maracujá, estão sendo testados pelos estudantes José Augusto da Luz Neiva, Anthony Morais e Pamella Monteiro, sob a orientação das professores Josiane Luna, Daniele Luna e Ângela Froêlich.
O projeto está sendo analisado pelo NIT, que avaliará o potencial de patenteabilidade. Enquanto a patente não é autorizada, eles apresentam a novidade de queijo coalho aos produtores de laticínios de Alagoas e o primeiro contato foi com agropecuaristas de Major Isidoro, município do sertão alagoano, cuja economia gira em torno da produção de derivados de leite. ”Eles aceitaram e gostaram da novidade apresentada no nosso projeto, no entanto, a tecnologia só será repassada após o depósito da patente", explicou Felipe Soares
A inserção do suco das frutas cítricas faz parte do processo de produção do queijo coalho porém a receita é sigilosa e somente os autores da experiência terão esse privilégio de conhecer o passo- a- passo da deliciosa inovação.