Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Experiência de produção de vídeos tutoriais no Ifal será apresentada em Seminário, em Portugal

publicado: 03/04/2019 11h06, última modificação: 04/04/2019 08h24

Dois professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam a carta de aceite do II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, que acontecerá entre os dias 13 e 14 de junho de 2019, na cidade do Porto, em Portugal. Thiago Martins e Ricardo Jorge Cavalcanti levarão ao país europeu a experiência de alunos do Curso Técnico de Agropecuária, do Campus Santana do Ipanema, com a produção e análise de vídeos tutoriais voltados à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

O artigo, intitulado “A produção de vídeos tutoriais como recurso didático: uma experiência com alunos do médio integrado no componente curricular Desenho”, surgiu de um convite para que os discentes da disciplina de Desenho Técnico participassem de uma atividade de pesquisa-ação, em que eles tiveram que trabalhar o conteúdo do componente curricular, na elaboração dos vídeos. Para isso, eles utilizaram apenas os seus smartphones.

De acordo com Ricardo, a ideia era que o material servisse mesmo aqueles alunos que não tivessem os materiais, como esquadro, régua e pranchetas em suas casas. “Como faz parte de uma pesquisa-ação, os alunos passaram por algumas etapas para a consolidação dos vídeos tutoriais, entre elas está o cumprimento das etapas de definição, instrução e praticidade dos vídeos”, detalhou o professor.

Finalizados, os vídeos foram apresentados e discutidos pelos alunos. Três deles foram selecionados para a produção do artigo a ser apresentado no Seminário de Portugal, pelos dois professores envolvidos. Eles também publicaram a experiência na Revista Principia, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Ricardo lembra que a atividade foi uma proposta do Curso de Especialização em Docência na EPT, no qual Ricardo assume o papel de orientador de Thiago. “Esses trabalhos materializam parte da seriedade e do comprometimento institucional, no sentido de promover uma especialização àqueles professores de carreira, integrantes das Redes Federal, Estadual e municipais de Ensino com a necessária qualidade e considerando a prática desses sujeitos professores. Ações desse tipo precisam ter a notoriedade necessária a fim de impulsionarem novos olhares de Ensino na EPT”, justificou.

registrado em: