Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exame de Seleção 2021.1: Ifal abre vagas em cursos técnicos nos campi São Miguel, Murici e Benedito Bentes

Editais para os demais campi serão lançados em breve

por Roberta Rocha publicado: 23/12/2020 16h51, última modificação: 12/01/2021 18h27

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal lançou, nesta quarta-feira (23), os dois primeiros editais do Exame de Seleção 2021.1 para ingresso em cursos técnicos dos campi São Miguel, Murici e Benedito Bentes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço exame.ifal.edu.br, a partir da próxima-segunda-feira (28).

Os editais lançados ofertam em conjunto 304 vagas nas áreas de Agroindústria, Agroecologia, Informática para internet, Logística e Segurança do Trabalho. Para os demais campi e cursos, serão publicados editais em breve e as inscrições começam apenas no dia 11 de janeiro.

A decisão institucional de estabelecer cronogramas distintos se deu no âmbito do Colégio de Dirigentes do Ifal e considerou, segundo a pró-reitora de Ensino Cledilma Costa, o momento atípico e a diversidade de calendários acadêmicos dos campi da instituição. "Realizar o processo de seleção em dois momentos distintos objetiva atender às especificidades de oferta de cursos, ao planejamento e à organização acadêmica de cada um dos campi", explicou.

No total, o Exame de Seleção 2021.1 vai ofertar mais de 3.000 vagas em cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio, distribuídos em 16 unidades de ensino no estado.

O curso técnico integrado é destinado a quem deseja estudar o ensino médio regular e, em paralelo, ter a formação profissional escolhida, tudo isso em três anos de duração. O requisito para concorrer nessa modalidade é ter o ensino fundamental completo até a data de matrícula, prevista para o início de 2021. Já o curso técnico subsequente é voltado a quem tem ensino médio, também concluído até a data da matrícula.

Acesse o Edital Nº 19/2020 - Cursos Subsequentes - Benedito Bentes e São Miguel
Acesse o Edital Nº 20/2020 - Cursos Integrados - Murici e São Miguel

Processo seletivo - Nesta edição do Exame de Seleção, além de aumentar o percentual das cotas reservadas a candidatos de escola pública para 60%, o Ifal vai adotar formas de ingresso distintas dos anos anteriores. Para garantir as medidas de segurança e prevenção à pandemia do coronavírus, não haverá aplicação de provas presenciais.

Os candidatos à modalidade integrado serão selecionados mediante análise do histórico escolar considerando as notas do 6º ao 8º ano nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para os candidatos aos cursos subsequentes, serão consideradas as notas do 1º e do 2º ano do ensino médio nas disciplinas mencionadas.

Em razão do novo método de seleção, será necessário anexar já no momento da inscrição a cópia digitalizada do CPF e  uma cópia digitalizada (frente e verso, se for o caso) do Histórico Escolar ou Declaração Escolar, contendo o nome completo do candidato, o carimbo e a assinatura do responsável pela escola. Nos anexos dos editais, é possível encontrar o modelo da Declaração Escolar exigida pelo certame, em caso da impossibilidade de apresentar o Histórico.

Como se inscrever -  A página de inscrição no processo seletivo foi reformulada. Desse modo, mesmo quem já possui cadastro no sistema antigo, terá que fazer um novo cadastro.

No cadastro, o candidato deverá informar obrigatoriamente seu número de CPF, não sendo aceito em hipótese alguma outro CPF que não seja o do candidato. Também são dados obrigatórios o nome completo, data de nascimento, endereço físico e e-mail. No caso de candidatos menores de idade, eles deverão fornecer, além de seus próprios dados, os dados do responsável.

Os organizadores do certame pedem atenção para o preenchimento correto do e-mail, pois as informações referentes ao processo seletivo serão fornecidas por esse meio de comunicação. A recomendação também é estar atento ao preenchimento correto da data de nascimento, já que de acordo com o edital, ela será utilizada como critério de desempate.

Cada candidato poderá ter apenas uma inscrição por seleção. Para as inscrições por cota, o candidato deve concorrer apenas por uma cota. Em caso de erro ou desistência, será possível cancelar a inscrição, mas o novo site deixará registrado todas as inscrições feitas pelo usuário, inclusive as canceladas.

Outra característica do novo site de inscrição é seu caráter responsivo, ou seja, o tamanho das páginas se adaptam ao tamanho das telas onde elas são exibidas, seja em celulares, tablets ou computadores. A medida visa facilitar a visualização do usuário.

Sobre o Ifal - Atualmente, o Instituto conta com 16 unidades de ensino, sendo duas na capital alagoana, nos bairros do Poço e Benedito Bentes, e as demais nos municípios de Arapiraca, Batalha, Coruripe, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

A oferta da instituição, que integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contempla cursos técnicos, graduações e pós-graduações, onde são desenvolvidos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

registrado em: