Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-aluno aprovado em seis instituições militares relembra bons momentos no Ifal

Ex-aluno aprovado em seis instituições militares relembra bons momentos no Ifal

publicado: 16/01/2018 18h00, última modificação: 16/01/2018 18h42

Fazia dois anos que o Misael Levi Cavalcanti, ex-aluno do curso de Edificações do Campus Maceió, havia deixado o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), quando uma entrevista sua, dada para o G1 Alagoas, foi publicada no último 14 de janeiro. Ali, era relatado o seu feito: ele ficou em primeiro lugar na seleção para Oficial Engenheiro da Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e obteve aprovações no Instituto Militar de Engenharia (IME), na Academia de Força Aérea (AFA), na Escola de Formação de Oficias da Marinha (EFOMM) e na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Para Misael, os dois anos em que esteve em Fortaleza, se preparando para as prova,s não foram capazes de tirar da memória dele a relação que manteve com o Instituto. Na entrevista, ele declararia que devia suas conquistas às suas vivências no Ifal, entre 2013 e 2015.  Misael se referia ao tempo de monitoria, as lições em sala de aula, o companheirismo e a orientação de professores, como Carlos Argolo, professor voluntário da Física e Valdir Soares, da Matemática, que para ele, seriam determinantes para que criasse nele a vontade de conhecer um pouco mais sobre as duas disciplinas.

As recompensas vieram inicialmente com medalhas conquistadas em olimpíadas de Física, Matemática e do International Tournament of Young Mathematicians (ITYM), na Bulgária, mas uma dessas competições não lhe traria apenas o reconhecimento, seria responsável por despertar nele uma nova meta.

“Estudei bastante, lá no IF. Sempre me dediquei ao curso também. Sabia que uma hora o estudo iria me recompensar de alguma forma. Até que surgiu primeiro a oportunidade de conhecer o ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica] em 2014, pela jornada espacial, em uma premiação da OBA [Olimpíada Brasileira de Astronomia]. O Ifal quem bancou a minha viagem. Fui com a professora Nuccia”.

Misael relata que foi nessa situação que seu encantamento pelo ITA surgiu. Em sua visita, ele pôde conhecer as instalações e pessoas que formavam um dos melhores cursos de Engenharias do país. Como o sonho era alto, ele passou a se esforçar ainda mais: passou um ano estudando com outros quatro amigos.

Reprovado na primeira vez que fez a prova, no ano seguinte ele foi convidado para participar de um curso de Fortaleza, voltado à preparação do ITA, e estudou lá por dois anos. Misael lembra que a coordenação do curso se interessou pelo currículo que ele havia formado ao longo de seus três anos no Ifal.  A partir de então, Misael aumentou a carga horária de estudos para 10 a 11 diárias e conseguiu a aprovação em seis instituições diferentes.

O ex-aluno escolheu o ITA e já partiu para São José dos Campos, São Paulo, onde fará a graduação. No momento, ele está na fase de inspeção e entrega de documentos. Dia 29 será a data de sua matrícula. “Estou ansioso porque esse ano muda tudo. Vou entrar na facul e são cinco anos de curso”.

registrado em: