Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eventos na área de Letras marcam a Semana Nacional do Livro no Ifal

Eventos na área de Letras marcam a Semana Nacional do Livro no Ifal

Campus Santana do Ipanema realiza a 2ª Letras no Sertão; Marechal Deodoro, o Encontro Leia Mulheres e Maceió, o 5º Colóquio em Letras e Linguística

publicado: 23/10/2019 08h05, última modificação: 30/10/2019 08h38
Exibir carrossel de imagens Divulgação Marechal Deodoro promoverá o Encontro Leia Mulheres

Marechal Deodoro promoverá o Encontro Leia Mulheres

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) celebra a  Semana Nacional do Livro (21 a 29 deste mês) com uma série de eventos alusivos nas unidades de ensino. O Dia Nacional do Livro é comemorado, anualmente em 29 de outubro. A data festeja uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro, fonte de conhecimento e de transporte humano às mais espetaculares imaginações.

O Campus Marechal Deodoro promoveu, no dia 21, o Encontro Leia Mulheres que abriu a programação da Semana Nacional do Livro. O livro "Como Eu Era antes de Você", da escritora britânica Jojo Moyes será discutido no evento,  que é aberto à comunidade de Marechal Deodoro. O Leia Mulheres é um projeto nacional, presente em mais de 100 cidades do Brasil. Em Marechal Deodoro, é organizado por um grupo de estudantes do Instituto Federal de Alagoas  coordenado pela professora Elaine Rapôso, doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Todo mês, um encontro diferente, com um debate que ajuda a entender as obras e incentivar a leitura de livros escritos por mulheres.

O Campus Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas realiza a 2ª Letras no Sertão e a 2ª Biblioação de 23 a 25 deste mês. O tema deste ano será “Leitura e Imaginário Social: Os Sentidos dos Mundos”. O evento ocorrerá das 13h30 às 18h,  terá como subtemas: Mundos das Mitologias; Mundo das Africanidades; Mundo dos anos 80; Mundo de Monteiro Lobato; Mundo das Sensações; Mundo Harry Potter; Mundo Gabriel García Márquez.  A atividade literária também se reveste de uma ação denominada “Portas Abertas” que proporciona a comunidade da região sertaneja a prestigiar o evento cultural do Campus Santana do Ipanema.

Durante a programação haverá palestra nos dias 23 e 24 deste mês sobre  Anos 80 e o Rock Soltinho com a professora Giselle Olivia Mantovani Dal Corno, graduada  em Licenciatura Plena em Letras Português-Inglês pela Universidade de Caxias do Sul (1983),  com bacharelado em Letras, tradutora e intérprete pela Universidade de Caxias do Sul (1982). As inscrições  para as palestras ocorrem até essa quarta-feira (23) na Biblioteca do campus. O evento será finalizado às 17h do dia 26 com Discoteca Retrô: anos 60, 70 e 80 e apresentações culturais.

“Saberes e Práticas Docentes: Desafios e Possibilidades no Ensino/Aprendizagem de Língua e Literatura na Contemporaneidade” é o tema do 5º Colóquio em Letras e Linguística do Ifal (Collin) promovido pelo Campus Maceió por intermédio do curso de Licenciatura em Letras/ Português. Neste ano, o evento que ocorre de 23 a 25 deste mês, das 19h às 22h proporcionará espaços de debates entre estudantes, professores da educação básica, formadores e pesquisadores nos diversos ambiente de discussão, tais como mesas-redondas, oficinas, palestras e sessões de comunicação. O 5º Collin tem inscrições gratuitas durante participação em oficinas e apresentação de trabalhos.

Confira a programação em https://www.doity.com.br/vcollin

registrado em: