Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento reúne procuradores educacionais de instituições de ensino

Evento reúne procuradores educacionais de instituições de ensino

publicado: 22/10/2018 14h59, última modificação: 29/10/2018 12h38
Exibir carrossel de imagens Corel do Ifal se apresentou no encerramento do evento

Corel do Ifal se apresentou no encerramento do evento

O Instituto Federal de Alagoas, por meio da Procuradoria Educacional Institucional realizou nos dias 18 e 19 deste mês  o 8º Encontro Nacional de Procuradores Educacionais Institucionais das Instituições Federais de Ensino Superior - Copi-Ifes Segundo o procurador-institucional do IFAL, Carlos Fabiano, o encontro contou com a presença dos procuradores, pesquisadores e auxiliares institucionais de várias instituições do país.

A abertura  do evento ocorreu na Reitoria da Ufal  e o encerramento no auditório Oscar Sátyro do Campus Maceió do Ifal. O evento teve como objetivo ampliar a relação entre instâncias responsáveis pelo ensino superior do país além de promover o aperfeiçoamento das atividades dos profissionais. Representantes de órgãos do Ministério da Educação (MEC) estiveram presentes e participaram das discussões e trabalho.Houve  apresentações voltadas aos Institutos Federais da Matriz Orçamentária e Plataforma Nilo Peçanha, apresentadas pelos palestrantes Marco Maciel e Gustavo Moraes, respectivamente.O Coral do Ifal que tem à frente e maestrina Fátima Monteiro Menezes.

Na edição deste ano, a programação trouxe um diferencial, que foi a conferência de abertura ministrada pela coordenadora de pós-graduação da Ufal, Virgínia Borges Amaral, com o tema.  A avaliação da educação superior nas instituições públicas: tensões e tendências. Segundo a servidora, a importância da qualificação do profissional de educação vai além da classificação de títulos.

“Ter título de doutor, não faz professor. É real a necessidade em formar e qualificar para ensinar. É preciso pensar estrategicamente quais são as possibilidades para que estas ações possam capacitar, de fato, o quadro docentes das nossas instituições”, declarou a professora do Centro de Educação (Cedu).

A procuradora educacional da Ufal, Jusciney Carvalho ressalta que a participação dos profissionais nos encontros, que acontecem anualmente, amplia o diálogo com as instâncias na qual os procuradores têm relação direta. “Além do diálogo, o evento também é um momento de formação para os novos procuradores educacionais”, frisa.

Na ocasião, o assessor do gabinete reitoral, Thiago Leandro da Cruz Neto, apresentou o estudo de caso do processo de recredenciamento da Ufal junto ao MEC, onde elevou a nota conceito da instituição de três para quatro. “Esse momento foi de suma importância, onde ele contou de todo o envolvimento da comunidade entre técnicos, estudantes e docentes e da comissão formada que conseguiu organizar os trabalhos que efetivamente elevaram o conceito institucional para quatro”, destacou Jusciney.

Participaram do evento representantes da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ambas as instâncias tiveram espaço na programação para tratar das ações voltadas para as Instituições Federais (Ifes).

Nesta sexta-feira (19), o pró-reitor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Marcos Antônio Maciel Pereira, ministra uma palestra intitulada O processo de distribuição Orçamentária dos Institutos.

A programação conta com apresentações artísticas, conferência, palestra, entre outras ações, além das representações do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (Inep). O evento conta também com a parceria da Universidade Rural Federal de Pernambuco, apoiando com o fornecimento de materiais gráficos.

Conheça as atividades desses profissionais

Os procuradores educacionais institucionais são responsáveis pelas informações do Cadastro e-MEC dos cursos das universidades (graduação, especialização, técnico e tecnológico) e dos processos regulatórios correspondentes, bem como pelos elementos de avaliação, incluídas as informações necessárias à realização do Enade. Em diversas instituições são esses profissionais os responsáveis pelo Censo da Educação Superior, ação desenvolvida no Inep.

Com informações Ascom/Ufal

registrado em: ,