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Evento integrador fortalece o ensino, a pesquisa e a extensão do Ifal
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) é movido por desafios, essa foi a expressão utilizada por Anselmo Lúcio Arroucha, diretor-geral do Campus Satuba, ao avaliar o momento de integração dos quinze campi nos três eventos que envolvem ensino, pesquisa e extensão: VII Semana Agrotecnológica do campus, III Encontro de Pesquisa e Inovação (Eitic) e IV Mostra de Extensão.
Desde a última quarta-feira, 26, o Campus Satuba é a sede oficial do Ifal com o movimento intenso de mais de mil pessoas por dia entre estudantes, professores, servidores técnico-administrativos, diretores-gerais, coordenadores interagindo simultaneamente e participando das mesas temáticas, dos seminários, das exposições de banners e/ou apresentações orais de projetos e programas de extensão e de pesquisa, imbricados com o ensino.
A IV edição da Mostra de Extensão para o pró-reitor Altemir Secco (Proex), "é a consolidação do resultado da nossa avaliação de recredenciamento institucional pelo Mec: numa escala de 0 a 5, obter conceito máximo, 5, na articulação entre o PDI e as ações de extensão e de pesquisa só foi possível porque sistematizamos a socialização dessas experiências que enriquecem a qualidade das atividades aqui apresentadas e é, sem dúvida, uma oportunidade de trocar informações entre os envolvidos". O pró-reitor de Extensão destaca, ainda, o envolvimento de servidores, docentes e estudantes para o sucesso desta edição, "a maior virtude da extensão é servir de veículo para a pesquisa e o ensino", ressaltou.
Um dos momentos do evento que mais chamou atenção foi o show de química, física e biologia e o planetário, programação do Seminário de Ciência que contou com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e organização do professor Reinaldo Augusto Ferreira Rodrigues, coordenador da Usina Ciência.
Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação (PRPI), Carlos Henrique Alves, "o III Eitic congrega todos os campi e ajuda na divulgação das atividades de pesquisa, além de contribuir para além do projeto porque, com a socialização dos resultados, já se percebe a possibilidade de transformar parte da pesquisa em extensão, retornando para sociedade através de software, aplicativos sociais, parcerias com o estado, entre outros. É a pesquisa-ação sendo o diferencial na metodologia da concomitância e integração os eixos fundamentais: ensino, pesquisa e extensão".
Como exemplo de pesquisa articulada com as questões sociais, foi apresentado no III Eitic, também, o projeto das estudantes Natali Conceição de Menezes e Izabel Cristina Costa, do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, orientadas pelo professor José Leandro de Albuquerque, sobre o "Uso do kit fotovoltaico em regiões de baixa renda para promover o aumento da qualidade social", que surgiu a partir de pesquisas de modelos artesanais e de inquietações nas aulas de física e química, resultando na confecção de um protótipo de placa solar fabricado a partir de materiais comuns como embalagem de creme dental e suco de laranja. E, com isso, usam conceitos de sustentabilidade.
Para o presidente da comissão do evento, Rafael Pereira, o objetivo macro superou as expectativas possibilitando novas parcerias e contribuindo com a formação técnica e tecnológica dos estudantes do Ifal, além de "possibilitar o networking, isto é, a troca de experiências entre os atores envolvidos e a comunidade externa", destaca.