Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento de Ecoturismo abre inscrições para ciclistas em Maragogi

Evento de Ecoturismo abre inscrições para ciclistas em Maragogi

Ciclistas podem fazer a inscrição até o dia 18 de setembro no campus Maragogi. Expectativa é reunir 500 pessoas

por Bartolomeu Honorato publicado: 19/08/2019 14h27, última modificação: 21/08/2019 09h37
Evento reúne 500 ciclistas

Um passeio ciclístico de mais de nove quilômetros em estradas de terra com direito a trilha numa paisagem de árvores centenárias. Esse é o percurso do Ecociclo do Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi, que será realizado no dia 29 de setembro deste ano. As inscrições estão abertas até o dia 18 de setembro e custam R$ 20 mais um quilo de alimento não perecível. Podem ser realizadas no campus ou pelo instagram @ecociclo2019.

Com o slogan “sinta essa energia”, o evento de ecoturismo pretende reunir 500 ciclistas de cidades da região Norte de Alagoas e do litoral Sul de Pernambuco, como Barreiros e São José da Coroa Grande. “O Ecociclo conscientiza a população mostrando que é possível se divertir de maneira sustentável usando a bicicleta, que é um meio de transporte não poluente, e ao mesmo tempo incentiva a prática de atividade física”, afirma um dos coordenadores do evento, José Eudes Silva dos Santos. A organização do Ecociclo conta com uma equipe de 55 pessoas.

Conforme José Eudes dos Santos, a sexta edição da atividade começa a partir das 7h, no campus Maragogi. Haverá café da manhã, aula de zumba, sorteios de bicicletas e passeios turísticos. Em seguida, os ciclistas percorrem o sete quilômetros em direção à trilha do visgueiro, localizada no Assentamento Água Fria, no município de Maragogi. Lá, eles percorrem outros dois quilômetros e meio dentro da mata fechada. No percurso, haverá caminhões para transporte de bicicletas e ônibus para quem optar por fazer apenas a trilha.

Segundo o professor Ayrton Pereira Correia de Barros Júnior, além de incentivar a preservação ambiental, o Ecociclo é uma oportunidade para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula, no curso de Hospedagem. “Eles compreendem agora todo o evento em suas quatro fases: o planejamento dele, a produção de peças publicitárias, a captação de recursos e sua execução, desde a montagem de mesas de café da manhã à coordenação dele”, elenca. Ele acrescenta que a etapa mais difícil para os alunos é a fase de captação de recursos, pois é o momento em que fazem contato com empresários e clientes para parcerias de divulgação.

registrado em: