Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudo desenvolvido por aluna do Ifal Coruripe ganha repercussão em revista internacional

Trabalho foi orientado por docentes da unidade de ensino

publicado: 22/11/2019 18h35, última modificação: 26/11/2019 12h25
Exibir carrossel de imagens Discente e professores envolvidos na publicação

Discente e professores envolvidos na publicação

Um estudo de caso sobre a falha da ponta de eixo diferencial traseiro de uma carregadora de cana-de-açúcar, rompida em pouco menos de três anos de uso, ganhou as páginas da Revista Engineering Failure Analysis (Análise de Falhas de Engenharia) nas últimas semanas. A aluna Simone da Silva Ramos do curso técnico subsequente em Soldagem do Instituto Federal de Alagoas - Ifal em Coruripe, orientada por docentes da unidade de ensino, teve artigo de sua autoria sobre o tema publicado no periódico de Qualis A2, indicador referente à relevância da revista na sua área do conhecimento e à qualidade da produção intelectual, respectivamente.

A pesquisa que originou o trabalho começou em março deste ano, com duração de quatro meses. Nesse período, ocorreram análises e simulações para identificar a causa da falha em questão. "A falha foi causada por uma concentração de tensão em flexão (dobramento) na base do eixo (roda) do trator devido a um erro de projeto de fabricação na usinagem", explicou o professor Thiago Figueiredo Azevedo, orientador da investigação.

Na foto, professores Thiago Azevedo e Weslley Sampaio observam a superfície de fraturaDe acordo com ele, o trabalho desenvolvido de forma voluntária por Simone se destaca pela qualidade e a estudante deu grande contribuição em todas as etapas do estudo. "A maior parte das análises do artigo foi realizada no âmbito do Ifal Coruripe, o que demonstra a grande vocação da instituição para as atividades relacionadas à pesquisa”, apontou.

Com seu nome vinculado a um artigo científico em revista de referência internacional pela primeira vez, a discente do Ifal Coruripe remeteu à importância da pesquisa para alinhar saberes do dia a dia do alunado. "Foi possível aplicar os conhecimentos vistos na teoria em atividades práticas. Além disso, a publicação deste artigo representa um grande diferencial no meu currículo", concluiu.

O artigo publicado contou ainda com a coautoria dos professores Eduardo Câmara, Weslley Rick, Gustavo Dória e Wisnner Franklin. Clique aqui para conferir na íntegra.

registrado em: ,