Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes pioneiros do mestrado no Ifal participam de aula inaugural no Campus Marechal Deodoro

publicado: 01/09/2017 21h19, última modificação: 04/09/2017 08h26
Exibir carrossel de imagens Acássia Deliê Solenidade de aula inaugural no Campus Marechal Deodoro

Solenidade de aula inaugural no Campus Marechal Deodoro

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) deu mais um passo largo em direção à verticalização do ensino na instituição ao promover na manhã desta sexta-feira (1) a aula inaugural da primeira turma de mestrado que abre caminho para a oferta de outros cursos em nível stricto sensu. Em solenidade realizada no auditório do Campus Marechal Deodoro, vinte estudantes do curso em Tecnologias Ambientais iniciaram as atividades depois se submeterem as etapas correspondentes ao processo seletivo. O evento foi presidido pelo reitor do Ifal Sérgio Teixeira e dele também participaram o presidente da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas), Fábio Guedes e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas), Cristiano César Gomes.Ainda representando o Ifal na mesa solene estiveram o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique almeida, o pró-reitor de Administração Wellington Spencer, o diretor -geral em exercício, Eder Souza, o coordenador de Pós-Graduação, Altanys Silva  e o coordenador do curso de mestrado, Renato Romero

O mestrado profissional em Tecnologias Ambientais recebeu 166 inscrições durante o período de seleção, das quais 73 foram indeferidas, 93 passaram para a primeira etapa e 40 para as etapas finais. O curso é presencial, tem caráter multidisciplinar e as vagas foram distribuídas em doze para ampla concorrência, quatro para servidores e mais quatro para o sistema de cotas (negros, quilombolas e indígenas).

As linhas de pesquisa são duas: Manejo e Monitoramento Ambiental, além de Tecnologias e Inovações Ambientais. Segundo o coordenador do curso, Renato Romero, “o objetivo é formar mestres com conhecimentos técnicos e científicos capazes de atender a demandas tecnológicas específicas e contribuir para o desenvolvimento das atividades socioeconômicas e ambientais do estado de Alagoas”.

A cerimônia da aula inaugural foi aberta pela coral Por Em Canto que, sob a regência do professor e maestro Leonardo Arecippo,  entoou canções da Música Popular Brasileira.

Durante pronunciamento, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique Almeida destacou o momento como histórico por ser o mestrado o primeiro do instituto, Enalteceu ainda o trabalho da equipe da PRDI, do professor Josealdo Tonholo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e de Carlos Alberto Sampaio, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento ao Pessoal de Nível Superior).Carlos Henrique aproveitou a solenidade para divulgar algumas propostas em encaminhamento pela PRDI na área de pós-graduação, entre elas,  uma segunda etapa do mestrado profissional em Tecnologias Ambientais numa parceria entre o Ifal, Ufal e Uneal com oferta de mais 20 vagas, o convênio com o Centro de Educação da Ufal para mestrado e doutorado e a realização do mestrado profissional em Educação em rede federal que terá o campus Benedito Bentes como polo.

O presidente da Fapeal, Fábio Guedes ressaltou o crescimento na oferta de cursos de pós-graduação em Alagoas. “São 14 cursos de mestrados profissional e 18 doutorados implantados no estado, desde que assumimos a fundação. Então para nós este é um momento de muita felicidade”, ressaltou.

O diretor-geral em exercício, Eder Souza traçou um diagnóstico da unidade de ensino para mostrar os avanços conquistados nos últimos anos. “Há seis anos apenas 4% dos alunos do campus eram da própria comunidade, hoje são 52%, prova de que começamos a trabalhar com a verticalização no campus”, acrescentou. O gestor também apresentou como novidade a implantação, em breve do curso de bacharelado em engenharia ambiental, fato que, segundo ele, vai consolidara unidade como polo de educação ambiental.

O reitor Sérgio Teixeira se reportou ao ano de 2010, quando dizia durante campanha para reeleição que apoiaria uma política extensionista, de pesquisa e de ensino. “A política foi a de investir pesado na qualificação dos servidores e esse e os demais convênios instituídos com as instituições públicas e privadas foram uma iniciativa que não tem preço. Para mim é um momento de felicidade, principalmente pelo Campus de marechal Deodoro está se tornando um polo de tecnologia ambiental. É a verdadeira verticalização se concretizando” destacou o reitor.

Depois da solenidade  de início do mestrado, houve uma aula inaugural  ministrado pelo  professor Jairo Lizandro Schmitt  sobre o Panorama das Ciências Ambientais no Brasil. Shcmitt é coordenador-adjunto dos programas profissionais da área em Ciências Ambientais da Capes, professor titular da Universidade de Feevale, em Novo  Hamburgo-RS e docente permanente do programa de pós-graduação  em Qualidade Ambiental da mesma instituição de ensino.

Conheça que são  os pioneiros no mestrado do Ifal