Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes dos institutos federais podem se inscrever em competição global de TIC até 20 de novembro
conteúdo

Notícias

Estudantes dos institutos federais podem se inscrever em competição global de TIC até 20 de novembro

ICT Competition é organizado pela empresa Huawei
por Jhonathan Pino publicado: 20/10/2023 10h07, última modificação: 20/10/2023 10h12

Com informações da Huawei ICT Competition 

Começaram no último dia 16 as inscrições para a Huawei ICT Competition 2023 - 2024, competição global organizada pela Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes. Elas ocorrem até o dia 20 de novembro.

O programa é uma iniciativa da Huawei e visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de TIC.  As equipes são formadas por estudantes de cursos de engenharia e de computação que vão participar de atividades como provas, palestras e apresentações de projetos que serão analisados por especialistas. Os vencedores recebem incentivos para continuarem suas pesquisas.

Podem se inscrever estudantes de instituições de ensino parceiras da Huawei ICT Academy ou que tenham o interesse em ingressar na Huawei ICT Academy. Os estudantes dos institutos federais estão incluídos.

As inscrições são feitas através do site oficial do programa, disponível aqui. Nele, também é possível saber mais detalhes sobre a competição, como os conteúdos avaliados, o calendário oficial e as especificações de cada prova.

“A ICT Competition foi criada em 2015 para oferecer aos estudantes de tecnologia e engenharia a oportunidade de participar de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como cloud computing, redes e inteligência artificial”, descreveu Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei.

Nos últimos anos, o Brasil vem se destacando nas etapas globais da competição. “Na última edição, as equipes brasileiras trouxeram projetos nas trilhas de nuvem, computação e redes. Todas alcançaram o pódio e ficaram entre as três melhores em suas categorias”, complementa Montenegro.

Etapas da competição

A competição será dividida em quatro etapas, a preliminar nacional, as finais nacionais e as finais regionais. Em todas elas, os competidores testarão seus conhecimentos por meio de provas. Durante as finais regionais, os alunos também participarão de um exame prático. A competição é dividida em três categorias: redes, nuvem e computação.

A fase preliminar será realizada através de computadores próprios. Já na fase nacional, as três melhores notas da instituição na trilha escolhida formam times e disputam entre si em um evento presencial na cidade de São Paulo. Durante a fase América Latina, as equipes disputarão a competição contra outras instituições da América Latina. A fase global será realizada em Shenzhen, com todos os times aprovados anteriormente.

No dia 3 de novembro, a Huawei realizará uma transmissão ao vivo para explicar o passo a passo para a realização da competição.

Durante os dias 8 e 9 de dezembro, os alunos realizarão provas preliminares, de forma remota, para a fase de classificação para as finais nacionais, que ocorrem em janeiro de 2024.