Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes dos campi Santana e Piranhas vencem Circuito BB de Vôlei de Praia
conteúdo

Notícias

Estudantes dos campi Santana e Piranhas vencem Circuito BB de Vôlei de Praia

Oriundos de São José da Tapera, Carlos e Júnior participam de um projeto em comum
publicado: 14/02/2025 13h00, última modificação: 14/02/2025 13h00

Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*

A dupla de alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Eduardo e Junior, conquistaram nesta quarta-feira (12) o título da primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia sub 19, que aconteceu no município de Navegantes, em Santa Catarina. Os atletas fazem parte do Instituto Ideia - Olho D’água das Flores, que nasceu da tentativa de manter ativa a cultura do vôlei na cidade de São José da Tapera (AL) e representa mais uma vitória para o projeto que teve início oficial em 2019. 

Apesar do curto tempo de existência, o Instituto Ideia vem angariando conquistas em diferentes categorias nos campeonatos brasileiros, sempre com a participação do técnico João Antonio de Lima. No início atuando como voluntário, hoje, como diretor esportivo e treinador geral do instituto, ele vem acompanhando mais de 300 alunos. Para o treinador, o principal objetivo da instituição é o da mudança social.A dupla campeã Carlos Eduardo e Junior segurando suas medalhas.jpeg

“A gente diz que o vôlei é um meio, ele não é um fim, então ele é um meio para que o atleta consiga através do Esporte conseguir voos altos na sua vida, os altos voos podem ser nos estudos, pode ser no esporte, pode ser na educação e isso já está acontecendo”, comentou

Ao longo do tempo, ele acompanhou a formação da dupla Carlos Eduardo Silva Neris e Glicério de Lima Cabral Júnior, que passaram a dedicar parte integral do seu tempo aos treinos.

“Tivermos que trabalhar com o tempo que tínhamos, mas apesar de ser curto, foi uma preparação bastante proveitosa e com muita intensidade, com até dois treinos por dia em determinados dias. Conseguimos enxergar os resultados dessa preparação com o resultado obtido nessa etapa”, comentou Carlos sobre os treinos.

Já Glicério conta que foi para a quadra confiante, no momento da decisão. “A vitória da dupla era até certo ponto esperada, eu fui pelo menos com essa intenção. Muitas pessoas queriam que a gente ficasse entre os doze primeiros colocados, porém, eu e Carlos, o Toninho também, a gente sempre teve essa ideia de que a gente poderia ir um pouco mais longe e essa vitória foi muito importante e mostra o quanto a gente está se dedicando”.

O professor Iatanilton Damasceno, diretor geral do Campus Piranha falou da importância da vitória para os meninos.

"O esporte é imprescindível para formação de nossos estudantes e incentivar a participação em eventos propicia o intercâmbio, a ampliação da visão de mundo e possibilidade de realização de sonhos. O Júnior e o Carlos estão realizando um sonho que vem sendo construído há alguns anos; e o Ifal - Piranhas e o Ifal Santana contribuíram efetivamente para essa concretização por meio de políticas de apoio estudantil da DPE/Proen do Ifal”, pontuou o gestor.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista*