Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes dos campi Marechal, Satuba e Rio Largo passam a contar com gratuidade no transporte público

Estudantes terão direito a 44 passagens gratuitas por mês

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 06/09/2022 20h37, última modificação: 08/09/2022 09h05

Os estudantes dos campi Marechal Deodoro, Rio Largo e Satuba do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) passam a ser beneficiados pelo Passe Livre Estudantil, programa instituído pela Prefeitura de Maceió que garante a gratuidade nos embarques do transporte público. A conquista foi assinada na última segunda-feira (05/09), pelo prefeito JHC, em evento realizado no conjunto Village Campestre, em Maceió.

Na ocasião, foi assinado um acréscimo ao Projeto de Lei 7.094/2021 pelo prefeito da capital alagoana, por meio do qual os estudantes residentes em Maceió, que estejam matriculados em instituições da Região Metropolitana, passam a ter direito ao Passe Livre Estudantil. Nesse sentido, devem ser beneficiados diretamente cerca de 900 discentes do Ifal que residem em Maceió e estudam em Satuba, Rio Largo e Marechal Deodoro.

Estudantes de campi Satuba, Marechal e Rio Largo passam a contar com Passe LivreDe acordo com o prefeito JHC, a proposta será encaminhada à Câmara de Vereadores de Maceió, a fim de ser apreciada e votada pelos vereadores do município. No entanto, os estudantes do Ifal já passam a ser beneficiados imediatamente com o Passe Livre, pois foi firmado um acordo entre a Prefeitura e as empresas responsáveis pelo transporte urbano para que a gratuidade já esteja disponível nesta semana.

“A medida passa a valer de imediato, bastando que o Ifal faça o cadastramento das novas unidades atendidas. Ficamos muito felizes em ampliar o benefício do Passe Livre a mais estudantes da nossa cidade”, ressaltou o prefeito JHC.

A inclusão dos três campi do Ifal no Vamu Mobilidade começou a ser realizada nesta terça-feira (06/09). A previsão é de que os discentes já tenham acesso à gratuidade até o fim desta semana ou início da próxima.

Os discentes passam a fazer jus ao direito de 44 passagens gratuitas a cada mês.

Durante o evento, o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, ressaltou a importância da medida para a garantia do acesso à educação pública de qualidade ofertada pelo Ifal. De acordo com o reitor, as despesas com transporte e alimentação estão entre os maiores desafios enfrentados pelos discentes do Instituto para a sua permanência ao longo do curso.

“A ampliação do direito ao Passe Livre para os estudantes dos campi do Ifal localizados na Região Metropolitana é motivo de celebração para todos nós, pois garante um direito fundamental para que os estudantes possam acessar, dar seguimento e conquistar êxito em seus estudos”, destacou o professor Carlos Guedes.

Estudantes de campi Satuba, Marechal e Rio Largo passam a contar com Passe LivreAo longo da solenidade, estudantes do Ifal celebraram a conquista, fruto de uma luta protagonizada pelos próprios discentes. “Ha cerca de um ano estamos em luta para conquistar esse direito. Os estudantes dos campi Satuba, Marechal e Rio Largo são os grandes vencedores de todo esse processo”, afirmou Arthur Ayron, discente do curso Técnico em Agropecuária do Campus Satuba.

Anaely Letízia, também aluna do Campus Satuba, disse que o Passe Livre para os estudantes é motivo de alegria, mas aponta que os estudantes residentes fora de Maceió precisam ser atendidos por políticas que assegurem o mesmo direito. "Não há como negar que o dia de hoje é de celebração, mas nossa luta continua, pois estudantes que residem fora de Maceió, em municípios próximos ou no interior, ainda precisam de apoio para assistir suas aulas no Ifal”, comentou a discente.

Para ter acesso – Para garantir o benefício, o estudante precisa estar em dia com o recadastro do Vamu, ou seja, ter atualizado o bilhete no ano de 2022. Para embarcar de forma gratuita, os estudantes precisarão comparecer na sede do Vamu, no Centro, na Divisão de Cadastros, na sede da SMTT, ou nos terminais de passageiros da Colina dos Eucaliptos e do Benedito Bentes, mediante agendamento obrigatório pelo site para efetuar a ativação do Passe Livre Estudantil. Caso não tenha realizado o agendamento, o titular não será atendido.

Os estudantes que estão em dia com o recadastro não pagarão nenhuma taxa adicional para converter o bilhete já utilizado para o Passe Livre Estudantil. O benefício estará disponível e poderá ser utilizado em até 24 horas da ativação.

*Com Informações da Secom Maceió