Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Ifal Piranhas faturam nove medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia

publicado: 02/09/2019 17h51, última modificação: 03/09/2019 19h19

O professor de Geografia Gerardo de Souza Neto e nove estudantes do curso técnico integrado em Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Piranhas estão comemorando o bom desempenho do grupo na 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia. Na sexta-feira, 30, foi publicado o resultado das fases on-line da competição: João Pedro da Silva, Alex Mateus da Silva, Sofia Damasceno Belo, Laysa Santos Feitosa, Thaissa Cristina Gomes, Júlia França Marinho, Beatriz Farias Possi, Yasmin Camille Gonçalves e Carlos Eduardo de Oliveira faturaram medalhas de bronze na etapa regional.

A seletiva iniciou no último mês de agosto. Concorreram equipe de todo o Brasil, compostas por três alunos de ensino médio mais um professor. As três primeiras fases ocorreram on-line, com questões envolvendo interpretação de mapas, gráficos e textos relativos à disciplina. Apenas duas equipes por estado se classificaram para disputar a fase presencial, em São Paulo, a ser realizada em outubro deste ano.

Medalhistas"Foi a primeira vez que participamos e já conseguimos medalhas de bronze. Um resultado importante porque os alunos se animaram para as próximas edições", comentou o docente. De acordo com a medalhista Sofia Damasceno, os conteúdos cobrados na competição foram debatidos em sala de aula e isso facilitou a conquista de bons resultados.

"A gente não tinha noção de como era a prova. Foi uma experiência nova. A maioria se inscreveu por curiosidade, para saber como funcionava essa olimpíada. Houve uma certa dificuldade na primeira fase, porque os textos eram enormes, as questões demoradas. Mas a gente se saiu bem ainda assim", acrescentou a estudante.

A Olimpíada GeoBrasil é uma iniciativa anual, com o intuito de promover o conhecimento das Ciências da Terra e da Geografia para empoderar os alunos no sentido de contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas. Acesse o site da competição para mais informações.

registrado em: