Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Ifal participarão de seletiva para representar o Brasil em olimpíadas internacionais

Geral

publicado: 18/08/2015 11h33, última modificação: 24/08/2015 12h01
Exibir carrossel de imagens Foto: divulgação Indonésia foi sede da IOAA 2015.

Indonésia foi sede da IOAA 2015.

Um grupo de 23 estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi convocado pela Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) para participar da seletiva que irá escolher as equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Os dois eventos ocorrerão em 2016. O país a sediar a IOAA será a Índia e a OLAA, o Chile.

Em Alagoas, foram pré-selecionados alunos de escolas públicas e particulares, sendo que o maior número de convidados é do Ifal. A escolha foi motivada pelos resultados positivos na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2015. Do Campus Maceió, 12 estudantes foram chamados; do Ifal Palmeira dos Índios, 6; da unidade do instituto em Arapiraca, 4; e do Campus Piranhas, 1.

O processo reunirá estudantes de todas as regiões do país com objetivo de selecionar duas equipes de cinco alunos, além de uma formação reserva. A seleção consiste na realização de três provas a distância - a primeira já será em 20 de setembro - e uma presencial, esta última será entre janeiro e março de 2016 e aplicada para os 150 classificados.

Durante os exames, os convocados terão que resolver questões referentes à Astronomia. A metodologia das provas busca evitar o conhecido “chute” (quando se escolhe uma opção de forma aleatória, sem ter certeza de qual é a correta).

Veja os nomes dos alunos do Ifal que foram convocados:

Campus Arapiraca

Aline Rodrigues Nunes