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Estudantes do Ifal participam do 11º Congresso Nacional de Educação

Instituição contou com mais de 40 representantes no evento realizado em Pernambuco
publicado: 07/10/2025 09h52, última modificação: 07/10/2025 10h32

Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participou, entre os dias 3 e 5 de outubro, do 11º Congresso Nacional de Educação (Conedu) 2025, que aconteceu no Centro de Convenções de Olinda, no estado de Pernambuco. A edição teve como tema central "Fazer educação a partir das margens: compromissos formativos".

A instituição foi representada por uma comitiva formada pelo professor do Campus Maceió, Lauro Lopes e Ricardo Cavalcanti, e por 40 estudantes participantes dos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação à Docência (Pibid), além de alunos de Ciências Biológicas, da modalidade de Cursos a Distância (EaD).

Diversidade e formação docenteProfessores Ricardo Cavalcanti, Campus Maceió, e Robenilson Ferreira, Campus Piranhas, acompanharam alunos ao longo do evento.jpeg

No evento, os alunos apresentaram trabalhos desenvolvidos em projetos de acadêmicos desenvolvidos em diferentes modalidades nos campi Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Penedo e Benedito Bentes. Entre os projetos apresentados estava o da estudante de Ciências Biológicas, Ênatha Abreu, que ao longo de 2024, atuou como bolsista do Projeto de Ensino intitulado Formação de Professores/as: Vivenciando a Aprendizagem Colaborativa e Interdisciplinaridade. O trabalho foi orientado pela professora Regina Brasileiro.

“O objetivo do projeto de ensino foi articular os conhecimentos teórico-metodológicos sobre aprendizagem colaborativa e interdisciplinaridade, dialogando esses conceitos com os autores Ivani Fazenda e Antônio Nóvoa, utilizando os Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Lifes), com público-alvo os estudantes das cinco licenciaturas do Ifal, cursando a partir do 3º período”, pontua Ênatha.

A iniciativa contemplou as licenciaturas de Ciências Biológicas, Química, Física, Matemática e Letras-Português. Ao longo do ano, os estudantes tiveram contato com oficinas e palestras ministradas pelos docentes da própria formação de professores do Campus Maceió, contemplando as diferentes áreas de ensino.A estudante de Ciências Biológicas, Ênatha Abreu, apresentou atividades desenvolvidas em Projeto de Ensino desenvolvido em 2024.jpeg

“Assim, a aprendizagem colaborativa e a interdisciplinaridade aconteceu desde a execução do projeto, por meio do engajamento do quadro de professores, até a sua implementação com os estudantes participantes. A proposta foi de que os estudantes elaborassem materiais didáticos contemplando ao menos duas áreas de estudos diferentes. Os resultados incluíram a produção de dois jogos de tabuleiro “Bioquim” e “Bioquimática” e dois Modelos Didáticos Anatômicos dos Sistemas Digestório e Excretor”, recorda a discente.

Ênatha conta ainda que submeteu o trabalho no formato de Comunicação Oral e a apresentação aconteceu em uma roda de conversa, onde foi possível socializar a experiência. Além disso, ela conta que a socialização foi muito gratificante, pois estavam presentes outros estudantes que faziam parte de projetos acadêmicos, revelando a importância do financiamento público para tais iniciativas.

“Foi através deste financiamento que pudemos executar o projeto de ensino e levá-lo a um Congresso Nacional, onde pessoas de vários estados e instituições diferentes tiveram a chance de conhecer, e eu também tive a chance de conhecer outros projetos que são desenvolvidos em diversas áreas da formação de professores. Foi um momento muito importante de troca e reconhecimento do nosso trabalho. Estou muito grata ao Conedu e ao Ifal por proporcionar essa vivência em minha caminhada como professora em formação”, afirmou Ênatha.

Outro destaque do evento foi o trabalho apresentado pelo aluno João Pedro Fradique de Lima, do curso de Letras-Português, e orientado pelo professor Ricardo Cavalcanti. Ele relata que a pesquisa buscou compreender o percurso formativo dos discentes que fazem parte das juventudes LGTBQIAPN+ do Ifal, em específico do campus Maceió, tendo em conta o currículo escolar que lhes é ofertado, as relações de acolhimento (ou não) no ambiente escolar e a inserção qualitativa dessa população no mercado de trabalho.João Pedro Fradique foi acompanhado pelo coordenador  do Pibid no Ifal, Ricardo Cavalcanti, no Conedu.jpeg

João conta que a participação em uma iniciação científica pode ser considerada um divisor de águas na formação inicial docente. Ele explica que a possibilidade de refletir criticamente sobre o currículo escolar é uma prática inclusiva que leva em conta as subjetividades dos discentes, além de aproximar os graduandos do universo científico e romper com o imaginário do cientista como alguém distante do resto da sociedade.

“É sempre algo muito singular poder participar de eventos acadêmicos e apresentar algo que vimos desenvolvendo aqui no Ifal, dessa vez em específico foi muito gratificante para mim, enquanto um pesquisador da Linguística Aplicada Queer, poder debater sobre questões de gênero e sexualidade no maior congresso de educação do nosso país. Ainda que timidamente, ao considerar que essa foi a primeira vez que o Conedu contou com um GT que discute questões de gênero e sexualidade em educação”, enfatiza João.

 Para o estudante, percebe-se uma mudança na forma como se tem pensado o currículo escolar, “além disso, abordar essas temáticas em um evento das proporções do Conedu possibilita novos olhares para a educação e para os sujeitos que são silenciados, marginalizados e, em muitos casos, excluídos do ambiente escolar mediante um currículo que ainda é direcionado a esse sujeito hegemônico, universal e branco”, concluiu João.

 O Ifal no Conedu

O Conedu é um evento anual que tem como objetivo promover discussões que valorizem as práticas dos profissionais da Educação, aproximando cada vez mais a universidade da escola de educação básica para a produção de conhecimentos, demandas formativas e avaliativas. O evento envolve profissionais de diferentes setores, promovendo a integração entre educação, culturas, sujeitos e práticas, onde também são apresentados a produção científica, por meio dos grupos de trabalho, proporcionando aos participantes debates sobre avaliação no contexto atual da educação. 

“Ter a representação de estudantes e de servidores do Pibid e do Pibic no considerado maior Congresso da Educação do Brasil reafirma o compromisso institucional, que temos empreendido, para uma formação de professores-pesquisadores, numa perspectiva reflexiva e mais consistente, além de estudantes de iniciação científica no propósito de difundir as pesquisas que estamos desenvolvendo. É mais um marco na produção e na difusão do conhecimento socialmente referenciado”, expressa o professor Ricardo Cavalcanti, coordenador institucional do Pibid/Ifal. 

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista