Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Ifal participam da Campus Party, em São Paulo

Estudantes do Ifal participam da Campus Party, em São Paulo

por Anny Rochelly publicado: 21/07/2023 17h33, última modificação: 21/07/2023 18h26
Exibir carrossel de imagens Antônio e Jousiclecia, estudantes do Ifal selecionados para a Campus Party 2023

Antônio e Jousiclecia, estudantes do Ifal selecionados para a Campus Party 2023

A próxima semana vai ser muito proveitosa academicamente para estudantes dos campi Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Eles irão participar e acompanhar as atividades da Campus Party, em São Paulo, no período de 25 a 30 de julho, um evento de grande relevância no campo da tecnologia. No local, eles vão ter acesso a novidades e tendências tecnológicas, interação com profissionais da área, além de desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Os alunos indicados foram Jousiclecia Almeida (Arapiraca), Antônio Gabriel (Palmeira dos Índios) e Evellyn Maria (Santana do Ipanema). A caravana que parte do Ifal para a Campus Party em 24 de julho reúne os três estudantes, que possuem deficiência visual, três acompanhantes especializados do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e três coordenadores dos Espaços 4.0. O projeto Espaço 4.0 é fruto de uma parceria firmada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos por meio da Secretaria Nacional de Juventude. Seu objetivo é capacitar jovens de 15 a 29 anos, garantindo acesso aos recursos tecnológicos necessários para potencializar as habilidades e competências técnicas, visando aumentar suas perspectivas de ingresso no mercado de trabalho.

Antônio e Jousiclecia, estudantes do Ifal selecionados para a Campus Party 2023Os alunos foram selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) para representar o Ifal no evento devido ao destaque acadêmico conquistado no instituto. “Eles vão acompanhados de um servidor do Napne, uma pessoa próxima a eles, que conhece as suas necessidades específicas (como audiodescrição, acompanhamento especializado) e os coordenadores vão auxiliar na parte técnica, no aproveitamento das oficinas e minicursos que eles irão participar no evento”, detalhou a professora Renata, coordenadora do Espaço 4.0 em Arapiraca.

O objetivo é ter contato com as novas tecnologias, estimular a inclusão e acessibilidade dos estudantes, explicou a docente. “Eles são muito gratos ao Ifal por toda a atenção e evolução acadêmica e profissional, pelo instituto proporcionar a participação em um evento tão importante como esse para toda a América Latina. É uma oportunidade única de crescimento, tanto pessoal como profissional, lá eles vão poder vivenciar na prática o que aprendem na formação, trocar experiências com outras pessoas e se envolver com tecnologia, o que tem mais de novo, o que pode motivá-los a seguir na área, continuar estudando, e ver que não há barreiras para eles. O Ifal tem essa visão de incentivar e motivar outras instituições e pessoas em relação à inclusão e acessibilidade”, disse a docente Renata.

Evellyn Maria, uma das selecionadas, afirmou que está ansiosa para a Campus Party. “É uma experiência diferente de tudo que já vivi e agora o campus está me proporcionando essa oportunidade de sair de casa sem a minha família, de conhecer outras pessoas que têm a mesma deficiência que eu, então vai ser algo que vai agregar não somente na minha vida acadêmica, mas também no pessoal e profissional. Estou preparada para embarcar nessa aventura!”, disse.

Evellyn é mais uma estudante que embarca para a Campus PartyJá Larissa Pimentel, que integra o Napne do Campus Santana do Ipanema, explicou que, para o campus, é motivo de alegria ter uma aluna participando do maior evento tecnológico do país. “Além de ser uma experiência única, acreditamos que será transformadora para a vida da discente”, completou.

Durante toda a semana, na página oficial do Ifal no Instagram, haverá conteúdos e postagens relacionados à viagem e experiência dos estudantes na Campus Party 2023. Acompanhe!

Confira abaixo os nomes dos representantes do Ifal na Comitiva para o evento.

Alunos selecionados:

Jousiclecia Almeida – Estudante do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Informática – Campus Arapiraca

Antônio Gabriel da Costa - Estudante do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Segurança do Trabalho – Campus Palmeira dos Índios

Evellyn Maria Araújo - Estudante do curso técnico integrado ao Ensino Médio de Administração – Campus Santana do Ipanema

Acompanhantes dos alunos:

Manuela da Costa – Transcritora de Braile - Campus Palmeira dos Índios

Aline Maria da Silva – Assistente de aluno e coordenadora de apoio acadêmico - Campus Arapiraca

Lariça Pimentel – Pedagoga e professora auxiliar – Campus Santana do Ipanema

Coordenadores dos Espaços 4.0:

Renata Imaculada - Campus Arapiraca

Flávia Bartira – Campus São Miguel dos Campos