Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Ifal Palmeira recebem medalhas conquistadas na OBA 2015

Estudantes do Ifal Palmeira recebem medalhas conquistadas na OBA 2015

publicado: 05/11/2015 09h46, última modificação: 05/11/2015 09h46
Estudantes medalhistas ladeados pela diretora-geral do Ifal Palmeira, Ana Quitéria, e o professor Matsumoto.

A quarta-feira (5) foi de premiação para seis estudantes do Campus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Em uma cerimônia simples, mas repleta do sentimento de superação, eles receberam as medalhas conquistadas na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

O Ifal Palmeira participa anualmente da OBA, sob organização local do professor de Física, Ederson Matsumoto. Na edição 2015, os alunos medalhistas da unidade foram Érika de Fátima Machado Soares (bronze), Natália dos Anjos Tenório (bronze), Felipe Mendonça Rocha Barros (prata), Reynaldo Santos de Lima (prata), Samuel Fernando Oliveira Cabral (prata) e Valeria Patrícia da Silva Alcântara (prata).

É uma competição do conhecimento que envolve estudantes de todo o Brasil. Para se ter uma ideia da dimensão do evento, nesta última edição foram 838.156 alunos participantes oriundos das redes pública e privada”, destacou o professor.

A OBA, organizada todos os anos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira, é realizada localmente nas unidades de ensino de cada cidade. A coordenação é de responsabilidade de um professor organizador, que fica responsável por receber as provas enviadas pela organização nacional e aplicá-la aos alunos. No Ifal Palmeira dos Índios, a aplicação do exame é feita pelo professor Matsumoto.

A avaliação consta de uma prova escrita com questões envolvendo temas de astronomia e astronáutica em diversos níveis. Estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, do ensino fundamental ao ensino médio, participam da competição.

As provas são corrigidas pelo professor organizador e as dez melhores notas são enviadas para comissão da OBA para competir nacionalmente. As notas maiores que 8,5 ganham ouro, entre 7,5 e 8,4 prata e entre 6,5 e 7,3 bronze. As medalhas dos ganhadores são enviadas pela comissão nacional através dos Correios.

registrado em: