Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Ifal marcam presença no Caiite 2015

Estudantes do Ifal marcam presença no Caiite 2015

Apresentando trabalhos ou participando de outras atividades, é grande a movimentação de alunos do instituto alagoano pelo Centro de Convenções

publicado: 16/06/2015 20h56, última modificação: 16/06/2015 20h56
Exibir carrossel de imagens Estudantes de Ciências Biológicas do Ifal Maceió, Silmara de Lima, Valclécia Almeida e Luiz Carlos Santos Filho participam, pela primeira vez, do Caiite.

Na vida de um estudante envolvido com pesquisa, apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos é fundamental. E os alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) marcaram presença no Caiite 2015, nesta terça-feira (16), expondo seus estudos no formato de banner.

Colegas do curso de Ciências Biológicas do Ifal Maceió, Silmara de Lima, Valclécia Almeida e Luiz Carlos Santos Filho, pela primeira vez, estão participando do Caiite. Futuros professores, eles trouxeram para o evento trabalhos que contemplam a melhoria do ensino de biologia.

“A minha pesquisa aborda a importância do uso do laboratório, em todas as séries, para o ensino de ciências”, explicou Silmara de Lima que recebe orientação da professora Elen Rocha. Já o de Valclécia Almeida é voltado para alunos com deficiência. “Criei um jogo adaptado para facilitar a aprendizagem e vou aplicá-lo em uma escola estadual especializada em atender alunos com deficiência visual”, disse. O trabalho dela é orientado pela professora Nádia Silveira. O de Luiz Carlos aponta o uso das tecnologias para deixar as aulas mais interativas. “A partir da experiência em uma escola, criei um blog que foi bem recebido pelos alunos. Em parceria com a professora, coloco dicas da disciplina, alternativas para otimizar o estudo e também recebo muitas sugestões”. A docente Herika Palmeira é a orientadora do projeto.

Outra estudante do Ifal que apresentou trabalho foi Iêda Silva. Orientada pelo professor Herbert Santos, a aluna do curso de Letras levou reflexões sobre a realidade educacional da modalidade de ensino do campo. “Tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), analiso as escolas situadas na zona rural de Arapiraca para verificar se elas implementam as orientações específicas determinadas pela LDB”.

Visita ao Caiite

Ainda nesta terça-feira, estudantes dos cursos técnicos em Administração do Campus Viçosa e de Açúcar e Álcool do Ifal Penedo estiveram presentes no Caiite 2015.

Todos estavam admirados com a estrutura do evento e entusiasmados para aproveitar a programação.

A professora do Ifal Viçosa, Ana Carla Cavalcante, acompanhou a turma e defendeu que a iniciativa de trazer os alunos para o Caiite permite novas experiências. “Muitos aqui nunca saíram da cidade onde moram. A participação em um evento como este amplia os horizontes desses jovens, amplia as perspectivas”.

registrado em: ,