Notícias
Estudantes do Ifal conquistam medalhas na IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais
Além dos medalhistas, outros estudantes receberam menções honrosas
A IV Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) encerrou no último domingo (24) com ótimos resultados para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). No total, estudantes de nove campi foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. A OMIF é um projeto de ensino e extensão que se caracteriza por ser uma olimpíada de matemática e um encontro de estudantes e docentes, com o objetivo de promover formação continuada, propagar a importância da Matemática, servir como uma estratégia pedagógica e ser um evento itinerante. Ela é direcionada para professores e estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal).
A IV Edição da Olimpíada de Matemática teve como tema “A Matemática está em tudo” e foi realizada em duas fases. A primeira fase, realizada em setembro, contemplou a aplicação de uma prova objetiva, em formato virtual, com questões da matemática do ensino básico abordadas na perspectiva de outras áreas do conhecimento, tais como ciências exatas, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens.
A segunda fase, excepcionalmente na edição 2021, não contemplou uma nova prova objetiva, mas a realização de um evento online composto de atividades como palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos, dinâmicas e uma cerimônia de entrega das premiações.
Resultados
1 Medalha de ouro: Edeilson Costa - Campus Coruripe;
5 Medalhas de prata: Felipe Gabriel - Campus Arapiraca, Jaime Willian e Jessyckon Peterson - Campus Maceió, José Natanael - Campus Piranhas e Thiago Ribeiro - Campus Coruripe;
5 Medalhas de bronze: Lucas Lauhan, Tharlyane da Silva e Warllisson Yarl - Campus Coruripe, Rubens José - Campus Arapiraca e Welbert da Silva - Campus Maceió;
20 menções honrosas distribuídas entre estudantes dos campi Batalha, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas e Santana do Ipanema.