Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Ifal conquistam medalhas de ouro, prata e bronze na Maratona Alagoana de Lógica

As sete equipes medalhistas integram os campi Arapiraca, Coruripe e Batalha
por Elaine Rodrigues publicado: 31/10/2023 15h12, última modificação: 31/10/2023 15h12

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conquistou 22 medalhas no nível 4 (referente ao Ensino Médio) da XIV Maratona Alagoana de Lógica, realizada durante a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete). A cerimônia de entrega das medalhas reuniu as equipes premiadas na Reitoria da Universidade Federal de Alagoas.

Entrega de medalhas em cerimônia na Universidade Federal de AlagoasA equipe do Campus Arapiraca, formada por Thiago Natan da Silva, Luana Marina Ferro e Rubens José Firmino conquistou o ouro. O professor Luiz Gabriel Gomes também acompanhou outras duas equipes medalhistas de prata e bronze do Campus Arapiraca. Conquistaram medalha de prata: Nycollas Raphaell Ribeiro, Ernany de Oliveira e Elias Custódio Júnior. E receberam o bronze: Anderson Felipe Santos, Darlan Carlos da Silva e José Antônio Porto Silva.

O Campus Coruripe teve três equipes medalhistas. Receberam prata: Lucas Samuel Santos, Samara Naely Pimentel e Sara Gabriella da Silva. E receberam medalhas de bronze outras duas equipes, formadas por: Ane Beatriz de Oliveira Silva, Clyciane Henrique da Silva, Glauciane Gama, Maria Eduarda dos Santos, Raíssa Mariângela dos Santos, Marcos Kayke dos Santos e Vitor Ferreira da Silva. O professor Tiago Marinho da Silva acompanhou as atividades realizadas pelos estudantes.

Entrega de medalhas em cerimônia na Universidade Federal de AlagoasE o Campus Batalha conquistou o bronze com a participação da equipe formada por Abraão Arthur Silva, Marcos Antônio Dantas e Samily Barbosa da Silva. “Este evento proporciona uma experiência diferenciada que integra jogos e raciocínio lógico. Ao se acostumarem com o raciocínio lógico, os estudantes resolverão cálculos sem muito esforço e terão domínio de um conteúdo cada vez mais cobrado em concursos públicos. Além disso, nossos alunos têm o primeiro contato com a Ufal e enxergam seu potencial, percebendo que podem ir ainda mais longe”, comemorou o professor Clewerton dos Santos Silva, do Campus Batalha.

O professor Clewerton ainda contou que os estudantes gostaram da experiência. “Os medalhistas disseram que participar da Maratona de Lógica foi uma experiência transformadora, que representa a recompensa de todo o esforço e esperam que a conquista estimule outros estudantes a participarem de competições científicas como esta”.

Entrega de medalhas em cerimônia na Universidade Federal de AlagoasA Maratona de Lógica foi promovida pelo Instituto de Matemática da Ufal e contou com a participação de 32 escolas públicas e privadas, que formaram 120 equipes. Para os professores, o mundo da lógica e os desafios lógicos estimulam a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico dos alunos. As atividades também desenvolvem sua capacidade de concentração na solução de problemas.

Preparação para as olimpíadas do conhecimento

Entrega de medalhas em cerimônia na Universidade Federal de AlagoasOs três campi medalhistas participam do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). De acordo com o professor Clewerton, de Batalha, os docentes ressaltam a importância da integração das ações entre os campi para a divulgação e aprofundamento do conhecimento matemático e contam que é interessante para a instituição e, principalmente, para os alunos essa interação entre os projetos voltados às olimpíadas científicas.

Entrega de medalhas em cerimônia na Universidade Federal de AlagoasO professor Clewerton explica que o projeto Lapidando Talentos Olímpicos em Matemática, de Batalha, tem como objetivo proporcionar aos alunos interessados a aprendizagem de temas matemáticos pouco ou nunca abordados nos conteúdos programáticos do ensino médio regular através da discussão e resolução de problemas apresentados em olimpíadas do conhecimento.

Em Arapiraca, o professor Marcos Rocha, coordenador do projeto Ifal Olímpico, conta que o projeto começou focado em olimpíadas de Química, Ciências e Biotecnologia. Mas com o ingresso do professor Gabriel Gomes, que veio do Campus Coruripe com experiência em participar das olimpíadas de Matemática, o Campus Arapiraca recebeu esse reforço da Matemática no projeto Ifal Olímpico. "É um projeto financiado pela Fapeal, a gente tem dez bolsistas aqui, trabalhando nele", detalhou o professor.

Entrega de medalhas em cerimônia na Universidade Federal de AlagoasEm Coruripe, o preparatório olímpico, por meio do Núcleo de Treinamento Olímpico em Matemática, atrai muitos estudantes, que acabam se aprofundando em assuntos de matemática e raciocínio lógico. O estudo tem dado bons resultados para o campus, detalha o professor Tiago Marinho. “Três alunos foram para a terceira fase da OMU, Olimpíada de Matemática da Unicamp, os únicos de Alagoas nessa competição. Eles participaram também da Olimpíada Itabirana de Matemática e um aluno conseguiu medalha de prata”. Outras competições que contam com a participação dos estudantes é a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e a Olimpíada Alagoana de Matemática. "No final de novembro, ainda tem a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais", finaliza o professor.

A agenda está cheia e a comunidade acadêmica do Ifal deseja sucesso aos estudantes que participam das olimpíadas!