Notícias
Estudantes do Campus Penedo realizam show de Química na 11ª Bienal Internacional do Livro
Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*
Os estudantes da unidade de Penedo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizaram nesta terça-feira (04) a apresentação do projeto "Química é Show" no estande da instituição na 11ª Bienal Internacional do Livro.
O projeto é desenvolvido pelos alunos do 1º ao 2º ano do curso técnico integrado de Química e tem o objetivo de despertar a curiosidade e incentivar o interesse dos alunos pela área das ciências, em especial a Química.
A equipe do "Química é Show" é composta pela coordenadora e professora de Química, Elisângela Costa Santos, e os estudantes: Anthony Samuel, Claudyane Inácio, Elton Vinícius, Eloanny Borges, Emmilly Peixoto, Luiz Gabriel, Joyce Stephany, Kaliny de Menezes e Rayane Cavalcante.
A professora Elisângela conta que a preparação para a Bienal ocorreu no laboratório, com a realização de pesquisas e novos experimentos, alguns utilizando materiais do dia a dia, como açúcar e álcool. Ela ressalta que a equipe teve a oportunidade de demonstrar essas diversas experiências químicas ao público.
"E assim vamos pesquisando, levando para o laboratório e desenvolvendo todos os experimentos de forma segura e prática. É dessa forma que os alunos vão aprendendo essa parte da química", disse Elisângela.
A estudante Joyce Stephany demonstrou a experiência da "chama rosa" ou "chá revelação" e explicou ao público que os experimentos tinham o intuito de popularizar a Química.
"É para entender que Química não é apenas cálculo, que apenas cansa a cabeça, mas que ela pode ser também interessante e, principalmente, trazer adolescentes para o instituto federal, já que é uma grande oportunidade para todos, e principalmente na área da Química", ressaltou Joyce.
Durante o evento, ainda foram mostrados experimentos como slime, o uso do bastão de vidro, explosão de bexigas e o experimento camaleão, além de outros. Elisângela destacou a importância desse projeto para a popularização da ciência química.
"Então, a gente vai para várias escolas, seja em Penedo, seja em municípios vizinhos, até Maceió. Estamos viajando para vários lugares, para mostrar que a ciência química pode ser diversificada e expandida, e mostrar que a química não é um bicho-papão. É popularizar a ciência aqui", completou a docente.
Sobre o projeto
O grupo contabiliza mais de 200 apresentações realizadas desde a criação do projeto, em 2017. O projeto tem abrangência nacional, sendo muito solicitado em outros municípios como Igreja Nova, Piaçabuçu, Maceió, Arapiraca e outros.
O projeto "Química é Show" é desenvolvido por estudantes do 1º ao 2º ano do curso de química e segue a metodologia de apresentar experimentos selecionados nas escolas, visando despertar o interesse pela química.
Após a apresentação da equipe, um questionário de avaliação das atividades é aplicado aos estudantes com a finalidade de obter a opinião dos mesmos e, assim, aprimorar as demonstrações.
*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista
