Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Murici apresentam trabalho em Congresso Internacional de Educação
conteúdo

Notícias

Estudantes do Campus Murici apresentam trabalho em Congresso Internacional de Educação

Evento foi focado em práticas de aprendizagem integradoras e inovadoras

publicado: 21/06/2018 22h44, última modificação: 26/06/2018 09h16

Com adaptações da Ascom Ifal

Os estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici, Michelle Santana de Oliveira e Elisnando Correia Ferreira, ambos do 3º ano de Agroindústria, participaram do Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras - CIPAII, e representaram o instituto ao apresentar, na quinta-feira (21), o trabalho intitulado "O processo de inclusão nos Institutos Federais: a atuação do NAPNE", na modalidade oral. O evento ocorreu na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió.

O trabalho tem orientação da professora Márcia Rafaella Viana e discute aspectos gerais de como o NAPNE surgiu e como foi implantado no Campus, sua importância para a comunidade escolar, o modo como ele dá suporte ao alunado com necessidades específicas e com deficiências. O Congresso encerrou na última sexta-feira, e na programação contou com as palestras de profissionais renomados da educação nacional e internacional, como Maria Candida Moraes, Carlos Rodrigues Brandão, José Carlos Libâneo, Eugênio Cunha, José Pacheco (Portugal), Izabel Petraglia, Américo Somermmam, e Maria Antonia Pujol (Universidade de Barcelona).

A aluna Michele, bolsista do Ifal, explicou que o projeto iniciou em meados de julho do ano passado e o principal foco consistiu em tratar a percepção e o envolvimento das equipes gestoras dos 16 campus do Ifal acerca da temática inclusão. "A apresentação durou 10 minutos , como eu nunca tinha me apresentado em um congresso, ainda mais esse que foi internacional, estava meio ansiosa porque não sabia como eu me sairia. Mas logo o nervosismo passou e a apresentação rendeu vários elogios dos presentes, na sua maioria docentes de ensino médio", contou a discente. Michele ressaltou que a mediadora dos debates comentou ao fim da apresentação que ambos "tínhamos domínio sobre o conteúdo, segurança e nos apresentamos muito bem, apesar de ainda sermos alunos do nível médio".

Por sua vez, o aluno Elisnando, que é voluntário na pesquisa, disse que essa não foi sua primeira vez a apresentar um trabalho. Desde que entrou no Ifal Campus Murici, o estudante se envolve constantemente com projetos de pesquisa e extensão e, junto com eles, vêm algumas participações em congressos. O estudante avaliou que a apresentação foi muito boa e, apesar de um pouco de nervosismo na hora, acredita ter mostrado confiança e representado muito bem o Campus Murici. "Saber que você faz parte de algo importante e que pode contribuir com isso é maravilhoso", destacou.

registrado em: