Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Murici apresentam trabalho em Congresso Internacional de Educação

Evento foi focado em práticas de aprendizagem integradoras e inovadoras

publicado: 21/06/2018 22h44, última modificação: 26/06/2018 09h16

Com adaptações da Ascom Ifal

Os estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici, Michelle Santana de Oliveira e Elisnando Correia Ferreira, ambos do 3º ano de Agroindústria, participaram do Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras - CIPAII, e representaram o instituto ao apresentar, na quinta-feira (21), o trabalho intitulado "O processo de inclusão nos Institutos Federais: a atuação do NAPNE", na modalidade oral. O evento ocorreu na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió.

O trabalho tem orientação da professora Márcia Rafaella Viana e discute aspectos gerais de como o NAPNE surgiu e como foi implantado no Campus, sua importância para a comunidade escolar, o modo como ele dá suporte ao alunado com necessidades específicas e com deficiências. O Congresso encerrou na última sexta-feira, e na programação contou com as palestras de profissionais renomados da educação nacional e internacional, como Maria Candida Moraes, Carlos Rodrigues Brandão, José Carlos Libâneo, Eugênio Cunha, José Pacheco (Portugal), Izabel Petraglia, Américo Somermmam, e Maria Antonia Pujol (Universidade de Barcelona).

A aluna Michele, bolsista do Ifal, explicou que o projeto iniciou em meados de julho do ano passado e o principal foco consistiu em tratar a percepção e o envolvimento das equipes gestoras dos 16 campus do Ifal acerca da temática inclusão. "A apresentação durou 10 minutos , como eu nunca tinha me apresentado em um congresso, ainda mais esse que foi internacional, estava meio ansiosa porque não sabia como eu me sairia. Mas logo o nervosismo passou e a apresentação rendeu vários elogios dos presentes, na sua maioria docentes de ensino médio", contou a discente. Michele ressaltou que a mediadora dos debates comentou ao fim da apresentação que ambos "tínhamos domínio sobre o conteúdo, segurança e nos apresentamos muito bem, apesar de ainda sermos alunos do nível médio".

Por sua vez, o aluno Elisnando, que é voluntário na pesquisa, disse que essa não foi sua primeira vez a apresentar um trabalho. Desde que entrou no Ifal Campus Murici, o estudante se envolve constantemente com projetos de pesquisa e extensão e, junto com eles, vêm algumas participações em congressos. O estudante avaliou que a apresentação foi muito boa e, apesar de um pouco de nervosismo na hora, acredita ter mostrado confiança e representado muito bem o Campus Murici. "Saber que você faz parte de algo importante e que pode contribuir com isso é maravilhoso", destacou.

registrado em: