Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante peruano colabora em projeto de pesquisa no Campus Maceió do Ifal
conteúdo

Notícias

Estudante peruano colabora em projeto de pesquisa no Campus Maceió do Ifal

Parceria internacional entre Ifal e Universidade peruana promove inovação em projeto de pesquisa
por Sâmia Cardeal publicado: 29/07/2024 09h37, última modificação: 29/07/2024 12h20

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebe Raúl Alexis Ponce Torres, estudante de Química da Facultad de Ciencias da Universidad Nacional de Ingeniería (UNI) de Lima, Peru. Raúl chegou ao campus Maceió no dia 24 de julho para participar de um projeto de pesquisa sobre sensores e biossensores eletroquímicos, sob a supervisão do professor Leonardo Vieira, da coordenação de Química do campus.

Esta iniciativa faz parte de uma parceria internacional entre o Ifal e a UNI, visando promover a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área de Química. Durante sua estadia, Raúl contribuirá ativamente para as pesquisas conduzidas pelo grupo, compartilhando seu conhecimento e aprendendo novas técnicas e metodologias.

“Essa parceria é uma excelente oportunidade para o fortalecimento das relações internacionais do Ifal e para o enriquecimento acadêmico dos nossos alunos e pesquisadores”, destacou o professor Leonardo Vieira. “Estamos muito felizes em receber Raúl e esperamos que sua experiência aqui seja enriquecedora tanto profissional quanto pessoalmente”, ressaltou.

Raúl permanecerá em Maceió até o dia 7 de setembro, quando retornará ao Peru para continuar seus estudos. Sua presença no Ifal reforça a importância da cooperação acadêmica internacional e o compromisso da instituição em promover a pesquisa científica.

Selma Bezerra, Coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, comentou sobre a importância da internacionalização para a comunidade acadêmica: “As ações de internacionalização visam contribuir e promover a interculturalidade no Instituto Federal, proporcionando uma consciência de que somos cidadãos globais. Além disso, a troca de experiências efetiva requer conhecimento linguístico, fortalecendo o crescimento linguístico-cultural e intercultural.”

O Ifal tem buscado ampliar as parcerias internacionais com outras instituições de ensino e pesquisa. “Estamos empenhados em promover ações de internacionalização e temos fortalecido a interlocução com os campi para proporcionar acolhimento e direcionamento aos estudantes estrangeiros que escolham o Ifal para estudar ou fazer pesquisa,” acrescentou Bezerra.

Para o professor Leonardo Vieira, a cooperação internacional é vital para o desenvolvimento de projetos como o de sensores e biossensores eletroquímicos. “Essa parceria permitirá uma melhor formação dos alunos envolvidos, com possibilidade de intercâmbio de alunos e professores entre as instituições. Isso possibilita a utilização de equipamentos e técnicas de ambas as instituições, fortalecendo ainda mais a área de eletroquímica em nosso estado,” explicou.Raúl Alexis Ponce realizará atividades junto com o grupo de pesquisa LEQFor, no Campus Maceió.jpg

O professor também destacou os benefícios esperados com a vinda de Raúl: "Ele veio com o intuito de desenvolver parte do seu trabalho em nossa instituição, utilizando nossos equipamentos e contando com a experiência dos profissionais aqui presentes na área de eletroquímica. O estudante também possibilitará ao meu grupo de pesquisa [Laboratório de Eletroquímica e Química Forense] (LEQFor) o aprendizado de novas técnicas e metodologias em projetos submetidos ao edital PIBIC/PIBITI deste ano. O projeto será executado no Ifal - Campus Maceió e na Universidad Nacional de Ingeniería, Lima - Peru."

A parceria com a Universidad Nacional de Ingeniería promete contribuir significativamente para o avanço das pesquisas em Química no Ifal. “A interação entre profissionais experientes e a utilização de equipamentos de ambas as instituições permitirão melhorias na qualidade das publicações e pesquisas realizadas no Ifal. Além disso, essa interação cultural proporcionará aos alunos, professores e instituições envolvidas um contato enriquecedor com outra cultura, melhorando a formação pessoal e profissional de todos os envolvidos,” concluiu Vieira.

Oportunidade

Recentemente, o edital 28 para seleção de estudantes de graduação para o Programa de Mobilidade Internacional do Instituto Politécnico de Guarda (Portugal) selecionou dois alunos para fazer intercâmbio em Portugal este ano. A Coordenação de Relações Internacionais também acompanha eventos organizados por consulados e embaixadas, como a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, participando, selecionando e divulgando programas e projetos que podem ser interessantes para a comunidade acadêmica do Ifal.