Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa de estudante do Ifal campus Murici recebe Menção Honrosa

Pesquisa de estudante do Ifal campus Murici recebe Menção Honrosa

publicado: 29/10/2015 16h30, última modificação: 29/09/2015 16h53

Com o objetivo de despertar nos alunos o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas no cotidiano escolar, a 11ª edição da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) teve a participação de estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), no período de 22 a 26 de setembro, em Recife-PE.

Para a estudante Nathália Sarmento, do Ifal campus Murici, o resultado foi para além da apresentação em banner: a pesquisa intitulada "O processo de abolição na imprensa periodista alagoana: a representação da mão de obra nacional em Alagoas (1870-1888)", sob a orientação do  professor Fábio Francisco de Almeida Castilho, recebeu Menção Honrosa!

A avaliação da comissão dar-se, além da aplicabilidade das normas da ABNT, pela análise da metodologia aplicada no projeto, revisão da bibliografia, a aplicabilidade do projeto, a relevância social, perspectiva de inovação e contribuição para a ciência, domínio do assunto e vocabulário científico, clareza e habilidade na apresentação, interação, organização e comportamento do grupo, e relatório do projeto associado do diário de bordo.

Resumo da pesquisa
Este trabalho tem por objetivo perscrutar os principais periódicos alagoanos no período de crise da escravidão. Abordamos o papel da imprensa provincial e o seu posicionamento diante das diferentes opções aventadas para nova organização do mundo do trabalho. Analisamos jornais de diferentes facções políticas; conservadores, liberais e republicanos; que apresentaram diferentes posturas frente às transformações no mundo do trabalho. Dentro dessa temática nosso escopo foi de analisar o discurso da elite proprietária alagoana sobre a transição da mão de obra e sendo assim, as representações do cativo nos periódicos. Este prisma ressalta a opinião dos editores do século XIX e sua visão sobre a mão de obra que trabalhava suas lavouras. Trata-se de uma opção metodológica, de voltar-se primordialmente para as fontes primárias dando voz aos protagonistas do acontecimento histórico analisado.

registrado em: