Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Satuba sediará encontro nacional sobre temáticas afro-brasileiras e indígenas

Evento acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro; inscrições estão abertas até o dia 13
por Adriana Cirqueira publicado: 23/09/2019 17h30, última modificação: 27/09/2019 15h35

Estão abertas, até o dia 13 de outubro, as inscrições para o 5º Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neab's), Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi's) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e  Tecnológica (5º Enneabi), que ocorrerá integrado ao 1º Encontro de Coordenadores e Membros de NEAB’s, NEABI’s e grupos correlatos do estado de Alagoas (Enneal). O evento está sendo organizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Com o tema "Lutas e resistências contemporâneas das populações Quilombolas, Negras e Indígenas", o evento acontece no Ifal - Campus Satuba entre os dias 18 a 19 de outubro e é dividido em seis sessões temáticas: Cultura, educação e currículos escolares de/para negros e indígenas (coordenada por Izanete Marques Souza e Paulo de Oliveira Nascimento); Assistência social e políticas públicas para negros e indígenas (coordenada por Evelyn Correia de Oliveira Cavalcante); Identidade, Território e territorialidades (coordenada por Flávio Augusto de Aguiar Moraes); Religiosidades afro-brasileiras e indígenas (coordenada por Herliton Rodrigues Nunes); Feminismos, movimentos LGBTQIA+ e violência (coordenada por Pablo Fabricio da Conceição) e Etnociência e Tecnologias da Informação (coordenada por Paulo Roberto Faber Tavares Junior).

O evento conta com 12 oficinas e 6 mesas-redondas, além de apresentações de trabalhos acadêmicos (oral e pôster), apresentações artístico-culturais, feira de livros e feira gastronômica. No segundo dia (19), será realizada uma visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Para se inscrever e conferir a programação completa, acesse o site: enneabi.ifal.edu.br

registrado em: