Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estande do Ifal divulga projetos inovadores no 10º Connepi

Estande do Ifal divulga projetos inovadores no 10º Connepi

As iniciativas dispostas na mostra são provenientes do Campus Maceió

publicado: 03/12/2015 10h46, última modificação: 03/12/2015 10h46

Para promover a difusão tecnológica, o 10º Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado no Centro de Eventos Comfort, em Rio Branco/AC, dispõe de uma exposição permanente de produtos e processos inovadores. No local, o Instituto Federal de Alagoas – Ifal montou um estande para mostra de projetos de tecnologia desenvolvidos em âmbito institucional. As atividades foram iniciadas na manhã de terça-feira (1º) e seguem até esta quinta-feira (3), último dia do evento.

No estande, os estudantes Gabriel Ferreira e Cícero Alexsandro de Melo, do Campus Maceió, exibiram o projeto de um controlador capaz de otimizar a vida das plantas. Utilizando a lógica fuzzy, que é um sistema de informática capaz de avaliar conceitos não-quantificáveis, o aparelho calcula a quantidade exata de água que a planta precisa, a partir de um sensor de umidade instalado na área de terra onde a espécie está sendo cultivada.

Após esse monitoramento, o protótipo desenvolvido pelos estudantes realiza a irrigação por gotejamento. "Estamos estudando a implantação de novas técnicas de irrigamento, para atender a necessidade específica de cada planta, e também formas de expandir o uso para grandes extensões. Essa tecnologia, além de tudo otimiza o uso da água e isso interessa aos produtores", garante Cícero Alexsandro.

O equipamento recebeu o nome de Physis+ e tem outra funcionalidade, voltada à análise visual da planta. O objetivo, segundo Gabriel Ferreira, é detectar possíveis doenças ou classificar espécies. "Isso será feito por meio de monitoramento fotográfico feito pela própria Physis+ interligada a um aplicativo móvel. Já para uso industrial, estamos realizando estudos com drones", acrescenta.

Energia solar no cultivo de plantas

Outra experiência vinda do Campus Maceió atraiu a atenção do público da mostra tecnológica do Connepi 2015. Foi a iniciativa do "Sistema hidropônico fotovoltaico", exposta pela estudante Jéssica Maria de Oliveira. A ferramenta é direcionada a uma técnica de cultivo de plantas sem uso do solo, a hidroponia. "Nesse caso, as plantas ficam apoiadas em um substrato composto por casca de arroz carbonizada, o que faz elas crescerem mais saudáveis, sem agrotóxicos, além de se desenvolverem em período menor que no cultivo tradicional", explica a jovem pesquisadora.

A inovação oferecida pelo projeto apresentado é o uso de rastreamento solar para fazer o bombeamento da água no sistema hidropônico, a partir de dispositivos apropriados para converter a luz do sol em energia elétrica - os painéis fotovoltaicos. O mecanismo, conforme Jéssica, tem o mínimo de desperdício de água e é resultado de estudos realizados durante o convênio Ifal-Petrobrás. "O próximo passo será implementar em grandes áreas", adianta.

Hangaut Game

Também do Campus Maceió, o discente Paulo Ney Barbosa trouxe ao estande do Ifal no Connepi 2015 um jogo para dispositivos móveis que auxilia no processo de alfabetização de crianças com autismo, o Hangaut Game. O diferencial desse instrumento, segundo o estudante, é que ele é focado no letramento e voltado à análise do comportamento do usuário durante o processo de aprendizagem. "Nosso game se apropria de conceitos pedagógicos e propôe atividades interativas que ajudam o público-alvo a desenvolver as práticas de leitura e escrita", explica Paulo Ney.