Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estação Meteorológica do Ifal Piranhas é instalada no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido

publicado: 21/12/2015 14h34, última modificação: 28/12/2015 09h03

Um convênio assinado no ano passado entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Piranhas e o Centro Xingó de Convivência com o Semiárido propiciou a instalação da Estação Metereológica Automática do campus Piranhas nas dependências da fazenda do Centro, no dia 13 de dezembro.

O Centro Xingó disponibilizou o espaço e o campus Piranhas realizou a montagem dos equipamentos e barreiras de proteção. Essa estação fornecerá dados e horários de radiação solar (W/m2), temperaturas média, máxima e mínima (ºC), umidade relativa do ar (%), ponto de orvalho médio e mínimo (ºC), precipitação pluvial (mm) e velocidade do vento (m/s), os quais subsidiarão atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas duas instituições.

A montagem e configuração da estação meteorológica foram realizadas através de uma parceria entre o Ifal Piranhas, por meio do curso técnico integrado em Agroecologia, e o professor Thieres George Freire da Silva, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST). Os docentes Fabiano Prates, da disciplina de Topografia e Construções Rurais, e Ênio Flor, de Irrigação e Drenagem e Culturas Regionais, ambos do campus Piranhas, estiveram a frente do trabalho.

Com a ação, os alunos dos cursos de Agroecologia e, em 2016, de Engenharia Agronômica, serão diretamente beneficiados. O professor Fabiano Prates explica que discentes das turmas do 1º ao 4º ano já participam de aulas práticas no local. “A instalação da estação está sendo muito útil didaticamente e também nos projetos de pesquisa que necessitam de dados climáticos para o seu desenvolvimento”, detalhou o docente.

registrado em: ,