Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esforços conjuntos do Ifal e Ufal contra a Covid-19 são relatados em e-book da Rede Federal

Publicação está disponível em língua inglesa

publicado: 24/09/2020 10h40, última modificação: 24/09/2020 22h38

A experiência do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no combate ao Covid-19 está integrando uma coletânea de publicações feita pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) sobre ações das 40 entidades componentes da rede, ao longo deste ano.

O e-book Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education Against COVID-19 (Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Contra COVID-19) traz a soma de esforços de laboratórios do Instituto e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para produzir álcool isopropílico 70% e hipoclorito de sódio 1%, substâncias utilizadas como saneantes contra o coronavírus.

Na publicação, é relatado que a atividade conjunta começou no dia 31 de março, quando as duas instituições uniram esforços junto a representantes da sociedade civil e empresários locais, com o objetivo de atender inicialmente ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), com material de higienização. Além do conhecimento e do trabalho de professores da área de Química das duas entidades, empresas dos setores de açúcar e álcool, plásticos e materiais de limpeza forneceram os insumos para a produção das substâncias.

Inicialmente um grupo de professores do Ifal visitou o Instituto de Química da Ufal, que já havia iniciado a produção. “Assim que percebemos que a universidade precisava de alargar a sua equipe, concluímos que, neste momento, juntar-se a eles seria a melhor forma de termos um trabalho optimizado e de maior envergadura”, comentou o professor Luís Carlos Ferreira de Oliveira, da Campus Marechal Deodoro.

Além de Marechal, participaram da atividade 11 servidores das unidades Maceió, Murici e Penedo. Acesse o e-book aqui