Notícias
Equipes de dois campi do Ifal apresentam iniciativas de iniciação tecnológica em evento nacional
Alunos de dois campi representaram o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no “Educa Mundo 4.0, sediado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), entre os dias 6 e 8 de novembro. Com o tema “Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias Digitais na Rede Federal”, o evento permitiu o encontro de três iniciativas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
No local, o professor Samuel Silva, do Campus Piranhas, e a docente Renata Pereira, do Campus Arapiraca, apresentaram iniciativas desenvolvidas com alunos de suas unidades pelo Programa Iniciação Tecnológica, entre os anos de 2023 e 2024. As equipes levaram montagens de robótica para expô-las para estudantes, professores, instituições de ensino superior, startups, empresas e pessoas interessadas em inovação e novas tecnologias, no evento.
Financiado pelo Ministério da Educação, o projeto propôs a realização de cursos presenciais para capacitação de estudantes do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais de Piranhas e Arapiraca, por meio de aulas práticas no âmbito da Robótica Educacional e da Internet das Coisas. “O objetivo das capacitações propostas foi introduzir os conceitos de Programação Aplicada de forma lúdica, utilizando a cultura maker e envolvendo situações reais”, detalha Renata.
Desde que entraram em ação, em 2023, mais de mil alunos já foram atendidos nos dois municípios. “Foi possível estimular o raciocínio lógico, a criatividade, a colaboração através do trabalho em equipe, a autonomia dos estudantes; além de promover inclusão digital, interdisciplinaridade por meio da aplicação da teoria vista na escola, gerando também interesse pelas áreas relacionadas às Engenharias, divulgando dessa forma o ensino técnico e superior ofertado pela rede federal, promovendo transformação social na região”, reforça Renata.
Alterada às 9h50 de 14 de novembro de 2024.