Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do Ifal Viçosa disputa final de maratona de tecnologia nesta segunda, 24

Equipe do Ifal Viçosa disputa final de maratona de tecnologia nesta segunda, 24

Transmissão ocorre às 14h no canal da Unicef Brasil no Youtube

publicado: 24/08/2020 08h42, última modificação: 24/08/2020 08h46

Roberta Rocha e Jhonathan Pino - jornalistas

A segunda etapa da Maratona UNICEF Samsung: Tecnologias Móveis nas Escolas, iniciativa que estimula o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis a serem usados em escolas públicas, ocorre nesta segunda-feira, 24, às 14h. Uma equipe do curso de Informática para internet do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Viçosa foi classificada para essa etapa. O evento será transmitido no canal do Youtube da Unicef Brasil.

Os estudantes Deivid Nicolas Assis, Maria Eduarda Oliveira, Sâmara Silva Miranda, Severino Tenório, orientados pela professora Emanuele Tuane Silva, irão concorrer com a proposta denominada English Talkers, um aplicativo desenvolvido para discentes do nível médio, com assistente integrado, que deve auxiliar no estudo de língua inglesa e contribuir para o aprendizado de cartografia e aspectos culturais dos países falantes do idioma.

“Logo, além de oferecer aulas de inglês, o aplicativo ensinará um pouco sobre a cultura de massa, capitais, clima e localização cartográfica dos países nativos de língua inglesa”, explicou a docente. O projeto já passou pela etapa de mentoria, desenvolvimento e testes do protótipo.

Ao se cadastrar, o usuário do English Talkers inicia uma "viagem" aos quatro continentes, onde animais que representam as nações envolvidas atuam como guias, apresentando esportes populares, números de habitantes, culinária tradicional e costumes, por exemplo. Uma raposa-vermelha fala da Inglaterra, um gavião aborda os Estados Unidos, um canguru ensina sobre a Austrália e um hipopótamo encerra a experiência, na África do Sul.

Além da equipe do Ifal Viçosa, outras 18 estão classificadas para a fase final da competição. Os grupos cumpriram as últimas etapas do programa com atividades on-line e apresentaram a versão final dos aplicativos no dia 5 de junho.

Tradição na Maratona

A Maratona UNICEF Samsung incentiva estudantes de todo o Brasil com projetos envolvendo educação e tecnologia. E essa é a segunda vez consecutiva que a unidade de Viçosa consegue aprovar uma proposta para a segunda etapa da disputa.

Em 2018, três equipes do campus ficaram entre as selecionadas. Eles desenvolveram os aplicativos Geory, Marte e PortMat, que propunham a melhoria da aprendizagem dos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Geory é um aplicativo que ensina sobre Geografia e dispõe de variadas atividades referentes à aprendizagem da disciplina. Marte é voltado para o ensino da Matemática e Artes. Já o PortMart, para o aprendizado de Português e Matemática.

Além de receberem prêmios de R$1 mil reais, como forma de reconhecimento dos aplicativos, as equipes classificadas também participam de visitas ao Mercado Livre (empresa de comércio eletrônico) e às instalações da Samsung.

“Ter uma equipe selecionada é muito gratificante, porque mostra que a mudança pode vir de campi pequenos como o nosso, de pessoas que viveram suas vidas todas no interior. O Ifal oferece muitas oportunidades de mudança de vida e conhecimentos. Eventos como esse despertam o lado criativo dos alunos, fazendo com que eles pensem em soluções para problemas reais. Vivenciando novas experiências e tendo contado direto com empresas de tecnologia”, destacou a professora integrante do grupo.

Sobre a Maratona UNICEF Samsung - Trata-se de uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Samsung. O programa foi desenvolvido em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, por meio do programa Brasil Mais TI, e tem como objetivo desenvolver tecnologias educacionais na forma de protótipos de aplicativos para serem utilizadas, em escolas públicas, por professores e estudantes do Ensino Médio. Saiba mais aqui.

Clique aqui para fazer download do English Talkers!