Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ENDP discute estratégias para transformar as instituições

ENDP discute estratégias para transformar as instituições

Eduardo Shinyashiki diz que é preciso conhecer os servidores e pergunta: Qual a história por trás do crachá?

publicado: 20/09/2018 10h17, última modificação: 20/09/2018 10h24

Coro, samba e até uma força-tarefa para ajudar o palestrante a subir uma escada. Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, enriqueceu a tarde do ENDP desta quarta-feira, 19. E um dos destaques da conversa foi saber mais do outro.

O recado foi direto: “As organizações são ótimas para fazer a gestão burocrática, de crachás, mas não a gestão de pessoas. A gente precisa entender quem são as pessoas por trás dos crachás. Elas têm histórias imensas, incríveis, que a gente não sabe”.

E assim, Shinyashiki começou uma aula prática com os participantes do encontro. Eles foram convidados a olhar para o lado, conhecer os profissionais ao redor e abraçá-los. Além disso, cantaram, viram o palestrante sambar e se mobilizaram para ajudar Eduardo a subir a escada colocada na frente do auditório. Ele contou aos participantes do evento que o sucesso está no topo da escada. “A fórmula do sucesso é tempo e paciência, um passo de cada vez e um dia você vai chegar lá”, explicou.

A tarde deste segundo dia de ENDP também foi marcada por assuntos técnicos, com a mesa redonda do Ministério da Educação. Luanna de Araújo de Carvalho, Silvilene Souza da Silva e Eduardo Batista, representantes do MEC. Eles explicaram como funcionam os setores que atendem coordenadores de Gestão de Pessoas da Rede Federal de Ensino e tiraram dúvidas dos participantes.

E os participantes conheceram ainda a história do sucesso do empreendedor José Felipe Carneiro, sócio da Ambev. Ele e o irmão, Tiago Carneiro, fundaram a cervejaria Wäls em 1999 e, com bastante esforço, ganharam a disputa da melhor cerveja do mundo. “Foi a primeira cervejaria fora do eixo Estados Unidos e Europa a ser eleita a melhor do mundo”, ressaltou.

Para chegar nesse resultado, ele citou alguns pilares que podem ser usados em organizações, como ‘o sentimento de dono, de resolver as coisas’, equipe valorizada, a importância de escolher pessoas melhores que si mesmo, a doação e a definição de metas impossíveis.

E Felipe ainda reforçou a importância dos participantes seguirem estratégias para gerir uma equipe motivada. “Essa é a primeira vez que eu tive a oportunidade de palestrar e conversar com pessoas que podem mudar realmente a realidade desse país. Vocês hoje carregam os sonhos de milhões de estudantes brasileiros”, destacou. Um dos momentos marcantes da palestra foi o coro pedido aos participantes, dizendo: “eu vou mudar a Educação deste país”.

registrado em: ,