Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ENDP 2018: bons exemplos inspiram participantes a fazer a diferença

ENDP 2018: bons exemplos inspiram participantes a fazer a diferença

Caçadores de Bons Exemplos abrem o terceiro dia do evento e destacam: Educação é progresso

publicado: 21/09/2018 11h19, última modificação: 21/09/2018 11h19

O ENDP realizado em Maceió trouxe um diferencial na programação: a palestra impactante sobre a vida de um casal que desde 2011 registra um Brasil capaz de mudar o mundo e que inspira outras boas ações. Iara e Eduardo Xavier são os Caçadores de Bons Exemplos.

A história dos dois é uma lição de vida. Iara conta que se perguntava sobre o sentido da vida e embarcou nessa jornada com o marido para descobrir que a resposta “é fazer sentido em outras vidas”. “Eu sou feliz conforme as pessoas vão se transformando e mudando a comunidade em que vivem”, resumiu. Na bagagem, eles levam uma bandeira do Brasil, com os dizeres: Educação é progresso.

Em mais de dez voltas ao mundo – registradas dentro do Brasil - , o casal catalogou mais de 1600 projetos. “O nosso objetivo com a palestra é mostrar que nós podemos ser protagonistas da transformação. Que a gente tem que parar de institucionalizar a culpa. Governo, escola, igreja, empresa são feitos de pessoas, então somos nós que vamos transformar também essas instituições. Nós contamos sobre esses bons exemplos que não colocam desculpas para agir. Precisamos realmente ser agentes dessa transformação”, contou Iara.

Os convites para que cada um fosse também um caçador de bons exemplos e a mudança no mundo foram feitos e o público do ENDP acolheu a ideia. “Incrível a experiência de poder ouvir, de perto, a história desse casal. Motivador. Inspirador. Transformador”, contou a administradora Laila Mirelle.

Mais atividades

A manhã desta quinta-feira foi marcada também pelas palestras do mestre em Comunicação, Carlos Conce, que deu uma aula prática para propiciar o uso da Comunicação na Gestão. E o mestre em Psicologia, Gustavo Henrique Silva de Souza mostrou como o uso da psicometria pode ajudar nos desafios da Gestão de Pessoas.

A tarde começou animada com a palestra do educador físico Geraldo Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com música, técnicas de alongamento e dança, ele falou sobre a importância de manter o corpo saudável e cuidar também da mente. “O corpo também é sagrado. A gente precisa cuidar dele porque ele tem um prazo de validade”, alertou, acrescentando dicas e medidas importantes também para a mente.

Depois, a professora da Fundação Dom Cabral, Maria Flávia Bastos, abordou a ‘Gestão de Pessoas Inspiradora’. “Tive a honra, o prazer, de falar no evento que cuida de uma coisa tão fundamental: a Gestão de Pessoas que trabalham com a Educação. Uma área tão sensível, tão importante, na vida e no país da gente. Então, que possamos fazer uma gestão cada dia mais humanizada, mais preocupada com a felicidade das pessoas”, orientou Flávia.

As palestras foram encerradas com as vivências de pilates, treinamento funcional e orientações sobre saúde, com o professor Cássio Hartman e a equipe dele.

Outra atividade realizada nesta quinta foi a troca de experiências em Gestão de Pessoas no serviço público. Os participantes levaram banners e também contaram os relatos em pequenas apresentações. As atividades têm o objetivo de melhorar as práticas realizadas nas Instituições Federais de Ensino.

registrado em: ,