Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro Nacional da EJA-EPT conclui evento com carta de intenções em prol da EJA-EPT

Quarto e último dia do evento contou com apresentações artísticas, palestra, mesa redonda, lançamento de livro e divulgação de carta

publicado: 05/10/2020 10h43, última modificação: 07/10/2020 09h13

O III Encontro Nacional da Rede Federal EJA-EPT (PROEJA) encerrou suas atividades nesse último domingo (04), com uma programação especial de atividades para o seu público. Inicialmente foram apresentados vídeos culturais produzidos por alunos, professores e egressos de Institutos Federais como IFAL, IFAM, IFG, IFRN e IFS. Em seguida, foi realizada a palestra “Do Olhar ‘di’ ver cidade à FENEARTE: construção de uma trajetória”, ministrada pela professora e presidente da  comissão nacional do evento Juliana Aguiar (IFAL), que mostrou a trajetória das/os alunas/os das disciplinas de ateliê do curso Técnico de Nível Médio Integrado de Artesanato (EJA) na realização do projeto Olhar ‘di’ ver a cidade, que culminou na apresentação desse trabalho no Evento FENEARTE, em 2019, em Pernambuco.

Na sequência, houve o lançamento do segundo volume do livro de coletâneas “Histórias que merecem ser contadas: experiências de servidoras e servidoras na EJA-EPT”, e este ano, o evento foi conduzido pela Comissão Editorial formada por servidores do Instituto Federal Sul-Riograndense (Guilherme Reichebald), Instituto Federal de Sergipe (Bárbara Mendonça), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Ana Lúcia Sarmento) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (Camila Coelho), como também contou com a participação da idealizadora do projeto deste livro, Suzana Trevisan (IFSul) e Aline Cunha (UFRGS), representante da comissão executiva do projeto. A edição 2020 contou com publicações do professor Edvan Horácio, das Maria de Fátima Feitosa Amorim Gomes e Maria do Socorro Ferreira dos Santos, e da pedagoga Vanda Cardoso, todos servidores do Campus Marechal Deodoro.

Ao final do segundo momento de apresentações culturais, o encontro da EJA-EPT encerrou a programação com a mesa redonda Memória, Avaliação e (novas) Proposições para EJA-EPT com as presenças de Mad’Ana Castro (IFG), Amanda Naves (IFPR), Ana Cristina Limeira (IFAL), Ricardo Magalhães Dias Cardoso (IFNMG e representante do FDE) e Cláudia Borges Costa, representante do coletivo dos Fóruns EJA. A mesa foi mediada por Juliana Aguiar (IFAL), que ao final da discussão, agradeceu o engajamento de todos os participantes em prol da Rede Federal EJA-EPT (PROEJA).

Superação é a palavra que envolve o nosso evento do início ao fim. Superação de um desafio posto em várias instâncias que nasceu da vontade de não enfraquecer o vínculo firmado desde o evento de 2018, em nosso primeiro encontro em Goiânia, e do fortalecimento em 2019, no encontro de Londrina”, afirmou Juliana. Por fim, a professora Ana Cristina Limeira procedeu à leitura da Carta de Maceió, documento composto dos propósitos firmados nas 3ª edições do Encontro Nacional da Rede Federal EJA-EPT em defesa da política pública em prol da Educação de Jovens e Adultos em todo o país.

Atividades simultâneasEm 2020, a 3ª edição do Encontro Nacional da Rede Federal EJA-EPT (PROEJA) foi realizada pela primeira vez em formato on line. Após a solenidade de abertura no dia 01/10, a programação seguiu com atividades simultâneas de relatos de experiência e comunicações orais. Os participantes se dividiram em salas separadas por modalidade de apresentação e temáticas com foco na Educação de Jovens e Adultos. Na ocasião, não só professores e alunos da rede federal, como também professores das redes municipais e estaduais integrados à Educação de Jovens e Adultos de todo o país tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e experiências no contexto da EJA-EPT.

Relato Jucilei 1.jpegNo terceiro dia foram apresentadas as mesas temáticas de discussão, que contaram com a presença de professoras/es das universidades e institutos federais, a exemplo de Dante Moura (IFRN), Cledilma Costa (IFAL), Jaqueline Moll (UFRGS), Maria Margarida Machado (UFG), Mad’Ana Castro (IFG), Gerson Carmo (IFFluminense), entre outros palestrantes. A última atividade do dia apresentou a mesa redonda “Estudar em tempos de pandemia: com a palavra, os estudantes”, cuja finalidade foi a de promover a escuta de alguns relatos das/os estudantes sobre as experiências vividas no contexto atual da pandemia e de suspensão das atividades acadêmicas. “Essa pandemia pegou todos nós de surpresa e a gente não estava preparado para acompanhar esse desenvolvimento on line. Os professores estão dando tudo que podem para que a turma não desanime. O campus ofereceu os tablets, apostilas e os professores estão orientando e tendo paciência com os alunos e aprendendo com a gente. Em breve essa pandemia vai ser só uma lembrança que conseguimos superar”, afirmou uma das participantes, Jucilei Trajano, aluna do Curso Integrado/PROEJA em Alimentos do Campus Piranhas (IFAL).