Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro de gestão de pessoas discute carreiras
conteúdo

Notícias

Encontro de gestão de pessoas discute carreiras

Painel sobre desenvolvimento de carreiras docente e técnico administrativo esclareceu dúvidas das/os servidoras/es
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 14/11/2025 11h28, última modificação: 14/11/2025 11h28
No segundo dia do III Encontro de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), realizado nesta sexta-feira (14), no Hotel Maceió Atlantics Suits, começou com o painel sobre desenvolvimento de carreiras docente e técnico administrativo com as presenças de representes dos Ministérios da Educação (MEC) e Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Para Talitha Pedrosa, idealizadora e líder do Núcleo de Governança da Rede de Gestão de Pessoas do Conecta Gente/Sipec do MGI, destacou que o Painel apresenta como uma temática de interesse e de impacto na Rede Federal.  Durante o painel, o coordenador-geral de Desenvolvimento de Pessoas da Rede Federal do MEC,
Rafael Gonçalves, considerou interessante ver as pessoas em destaque no plano da gestão do Ifal. "Além de ter o cuidado com a estratégia, considerar as pessoas e a progressão da carreira nesse contexto faz toda a diferença institucional".
enc_pessoas (3).jpgDe ordem prática, Rafael tratou sobre as perspectivas e realidade das carreiras, principalmente sobre os ajustes pós-greve. "Participamos de mesas permanentes de negociações sendo uma iniciativa desta gestão do governo federal para avançamos. Mantemos interlocução direta com as entidades de classe", comentou esclarecendo que "tudo que é negociado se faz necessário ser revertido em uma política para que sejam construídos os insumos, o que é material, para que tudo seja executado, a exemplo de um benefício ou remuneração", comentou Rafael.
Do ponto de vista temporal, os acordos vigentes devem ter suas implantações concluídas até 2026. Entre os acordos estão o aumento salarial e o reconhecimento de saberes e competências para técnicos e inativos. "Tudo repercute nos setores de gestão de pessoas, para fazer a política existir de fato, e a/o servidora/o ser beneficiada/o", destacou Talitha.
Para Adriana Nogueira, diretora de geral de Pessoas do Ifal, é importante destacar que se faz necessário um decreto que normatize o acordo firmado." O que está havendo é que muitas pessoas acham que só o termo de acordo já é a instrução do que deve ser feito, e não é. É preciso um decreto/lei", esclareceu.
A principal pergunta do Painel circulou sobre o tema RSC dos técnicos. " Vai sair porque o Governo Federal tem o histórico de cumprir acordo, mas este acordo segue junto a outros de outras categorias. Há uma lei de geral e ampla para que o fluxo seja informado para posterior implementação. É uma questão de processo e tempo", destacou Rafael. Talitha complementou que o fluxo processual de projeto de lei está caminhando de acordo com o previsto.
Também participou do painel o coordenador geral substituto de Pessoas da Rede Federal, Fábio Pereira Ribeiro, que junto a Talitha e Rafael responderam uma série de questões das equipes de pessoas dos campi sobre a evolução das carreiras.
enc_pessoas (4).jpgFabio se dedicou a abordar o plano de formação continuada dos servidores da Rede Federal, o Plafor. "Desenvolver pessoas nos agrada pelo fato podermos oferecer ao servidores a melhoria da condição de trabalho e o desenvolvimento de suas carreiras". Segundo o coordenador adjunto de gestão pessoas do MEC, a Rede Plafor uma plataforma digital que visa promover o desenvolvimento e a valorização por meio de formações continuadas no ambiente digital".
A programação da tarde do Encontro de Gestão de Pessoas do Ifal será liderada pela equipe de Saúde que irá tratar sobre saúde mental. Na oportunidade será apresentada a cartilha "Atuação em situações de crise: cuidar da saúde mental é uma responsabilidade de todas/os".
enc_pessoas (2).jpg