Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro com gestão do Ifal discute desafios do curso de Segurança do Trabalho do Campus Maceió

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 07/02/2023 12h03, última modificação: 10/02/2023 12h03

Na última sexta-feira (03/02), o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), professor Carlos Guedes, visitou o curso técnico de Segurança do Trabalho do Campus Maceió. O encontro teve como objetivo conhecer de perto as instalações e a dinâmica do curso, bem como ouvir sugestões e demandas dos professores e professoras.

O reitor foi recebido pelo coordenador do curso, professor Lourival Filho, e teve a oportunidade de conversar com alguns docentes vinculados ao técnico em Segurança do Trabalho. Participaram também do encontro a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Edja Laurindo de Lima, e o diretor de Ensino do Campus Maceió, Valdir Soares Costa.

Durante a reunião, a coordenação e os docentes ressaltaram a qualidade do curso técnico em Segurança do Trabalho do Campus Maceió, destacando a grande procura por parte de empresas de Alagoas por profissionais e estudantes para a ocupação de vagas de emprego e estágio. Os educadores enfatizaram que a área é sempre uma das mais concorridas nos processos seletivos do Ifal, o que demonstra o grande interesse pela formação.

Apesar da grande procura e da qualidade já consolidada na educação profissional no Estado, os professores apresentaram ao reitor demandas no sentido de fortalecer a qualidade da formação e ampliar o conforto da comunidade acadêmica vinculada ao curso.

Entre as solicitações, os docentes apontaram as seguintes necessidades: estruturação da sala de professores e estruturação de um novo espaço para a coordenação, a disponibilização de espaço para a criação de um laboratório, a aquisição de novos computadores, e equipamentos para uso comum na coordenação e sala dos professores (frigobar, micro-ondas, entre outros). Também foi sugerida a aquisição de novos equipamentos para a utilização nas aulas e atividades práticas com os estudantes.

FotoS3.jpgO professor Carlos Guedes prometeu trabalhar para atender às necessidades apresentadas. “Agradeço a oportunidade de estar com vocês em diálogo, no sentido de encontrar alternativas para resolvermos juntos os desafios que vocês vêm enfrentando. Tenho certeza de que iremos encontrar soluções possíveis para fortalecer o curso de Segurança do Trabalho”, afirmou o reitor Carlos Guedes.

O reitor falou sobre as dificuldades específicas enfrentadas pela gestão do Ifal no Campus Maceió, visto que boa parte das estruturas são antigas e demandam um grande esforço e investimento de recursos. Mesmo assim, algumas melhorias foram realizadas nos últimos anos no sentido de ampliar o conforto e fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão. O reitor destacou as reformas da piscina e do auditório do Campus, bem como a construção do Espaço Multieventos, que está em andamento.

Em relação às demandas apresentadas, algumas já serão resolvidas de imediato, como a aquisição de computadores para a sala da coordenação. O reitor solicitou que os professores fizessem um levantamento dos equipamentos de uso corrente, a fim de que sejam adquiridos no tempo mais breve possível. Nesta semana, o reitor ficou de fazer uma nova visita ao Campus Maceió para dialogar sobre o problema de espaço, especialmente em relação à demanda de uma área para um laboratório .

Em relação à contratação de novos professores, o reitor afirmou que a liberação de novos quadros de vagas depende de autorização do Ministério da Educação (MEC) e que, nos últimos quatro anos, o Ifal não conseguiu novas vagas para servidores do Instituto, realidade vivenciada também por outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O professor Carlos Guedes informou que há uma sinalização da nova gestão do MEC para o atendimento das demandas dos institutos federais e que trabalhará para buscar o número de vagas necessário para todas as áreas do Ifal.

De acordo com o professor Lourival Filho, a visita do reitor do Ifal foi bem recebida pelos participantes do encontro, que destacaram a importância de ter a liderança do Instituto presente e comprometida com o desenvolvimento do curso.

“A reunião foi bastante proveitosa. O reitor deixou uma expectativa muito boa de que seja possível encontrar soluções imediatas para o espaço físico. Para as outras situações burocráticas, irá depender muito da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e de outras situações. Acredito que serão resolvidas todas as questões que foram colocadas aqui”, pontuou o professor Lourival Filho.

Entre os desafios apontados pelo professor Lourival Filho, a criação de um curso de Especialização em Segurança do Trabalho deverá ser tema de novos encontros e reuniões junto à Proen e outros setores acadêmicos do Ifal.