Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empreendedorismo: alunos do Ifal participam de formatura do projeto da Junior Achievement

Projeto orientou estudantes durante 15 semanas e eles chegaram a abrir e administrar uma miniempresa

por Elaine Rodrigues publicado: 22/02/2018 10h12, última modificação: 22/02/2018 11h44

Eles estão no Ensino Médio, mas já receberam conceitos de gestão e de elaboração de um plano de negócios. Durante 15 semanas em 2017, a equipe da Junior Achievement orientou estudantes do segundo ano do Ifal Arapiraca. Nessa quarta-feira, 21, foi realizada a formatura do projeto Miniempresas, em uma solenidade que aconteceu no auditório da Casa da Indústria, em Maceió.

A Junior Achievement é uma associação educativa que tem o objetivo de fomentar a cultura empreendedora entre os jovens. Em parceira com o Ifal Arapiraca, através do coordenador de Extensão do Ifal, Marcos de Oliveira, o programa proporcionou aos alunos uma experiência prática em negócios, com a organização e a administração de uma miniempresa.

No Ifal Arapiraca, a empresa criada foi a Luminart, que comercializou luminárias com canos de pvc. "O projeto miniempresa revolucionou a vida de muitos estudantes, dentre eles, nós. aprendemos a agir em comum união, a pensar em equipe e descobrir que para ser um empreendedor de sucesso, precisamos passar pelos obstáculos, muitas vezes não vencê-los, mas driblá-los", ressaltou o aluno Carlos Matheus Espiridião, diretor de Marketing da empresa, durante o discurso feito em nome da equipe. A empresa ainda foi parabenizada por ter a melhor embalagem entre as demais empresas criadas em 2017 durante a execução do programa.

Também estiveram presentes no evento Victória Daiane Silva, Jarlisson José de Lira, Ana Larissa Rodrigues, Vinícius Cortez Arielle Cristine Souza, Hexelane Albuquerque e  o diretor Financeiro da empresa, Adson Correia, que recebeu o certificado em nome da equipe e o certificado de aluno destaque da empresa Luminart. No entanto, outros alunos da instituição também participaram dessa experiência empreendedora.

"Foi uma experiência diferente, mas muito gratificante. Nós estivemos com pessoas que são bem sucedidas na área delas, que estiveram dispostas a passar um pouco de conhecimento. E ter trabalhado com finanças foi muito bacana para poder entender mais sobre essa área, o quanto é necessária para o desenvolvimento de uma empresa", contou Adson Correia.

Representantes da Junior Achievement e voluntários que atuaram no processo de capacitação dos estudantes também estiveram presentes no evento. Ao todo, a associação promoveu a capacitação de alunos do Ensino Médio pertencentes a cinco escolas e instituições públicas. "Vocês tiveram uma oportunidade ímpar. Deem para o mundo o que vocês receberam de melhor. Esqueçam as dificuldades que passaram", aconselhou Alberto Cabus, presidente do Conselho Consultivo da Junior Achievement, durante o discurso para os alunos que participaram do programa.

registrado em: