Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em sessão solene, reitor do Ifal recebe título de Cidadão Honorário

Em sessão solene, reitor do Ifal recebe título de Cidadão Honorário

Solenidade contou com a presença de servidores, familiares e autoridades convidadas

por Melissa Menezes publicado: 31/05/2022 14h55, última modificação: 31/05/2022 15h37

A concessão do título de cidadão honorário ao reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes de Lacerda, foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, nessa segunda-feira, dia 30. Presentes à solenidade, além do homenageado, o propositor da concessão, o deputado estadual Davi Maia, o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, o promotor de Justiça do MPE em Arapiraca, Rogério Paranhos, a presidente da Academia Alagoana de Educação, professora Ana Dayse Dória, além de pró-reitores, diretores-gerais e servidores do Ifal.

Natural de Aguiar, na Paraíba, Carlos Guedes de Lacerda chegou ao Estado de Alagoas para assumir o cargo de professor do Ifal - Campus Palmeira dos Índios em 1994.  Desde então, tem sido atuante ao longo dos 28 anos de jornada na instituição.  Foi coordenador de curso e diretor-geral do Campus Palmeira dos Índios por duas gestões, como também Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, e atualmente exerce o cargo de reitor do Ifal, tendo sido eleito em 2019.  Radicado na cidade de Palmeira dos Índios, o reitor também é vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).

Durante sua gestão, o Ifal tem estabelecido articulações institucionais importantes, como o convênio firmado com o Governo do Estado para a descentralização de recursos financeiros para a consolidação da expansão da Rede Federal em Batalha, Rio Largo e Santana do Ipanema; ações de cooperação junto às Instituições de Ensino Superior Públicas de Alagoas, a exemplo do Programa de Mobilidade Acadêmica; e a prospecção de emendas parlamentares para garantir a execução de obras nos campi da Instituição.

Reitor e o Deputado Davi Maia.jpg"Sem dúvida, é um momento de muita emoção e alegria, pois entendemos que uma homenagem como essa representa o reconhecimento do nosso trabalho a frente de uma instituição que considero como a minha casa. São 28 anos dedicados não só ao Campus Palmeira, enquanto professor, coordenador e diretor-geral, mas também ao Ifal, quando estive na função de pró-reitor e agora como reitor. Em Alagoas iniciei minha jornada profissional, formei minha família e fiz muitos amigos, então sempre me senti alagoano de coração, mas a partir de hoje, sou de fato e de direito", concluiu o reitor.

título de Cidadão Honorário é um título honorífico concedido a pessoas não naturais de um município, mas que lá foram morar ou desenvolveram sua vida.  Foi concedido em reconhecimento ao trabalho e vida do professor Carlos Guedes dedicados à comunidade alagoana e ao Instituto Federal de Alagoas.